Congresso 2013

Trabalho, Stress e Saúde:
promovendo a saúde total do trabalhador – da teoria à ação


PROGRAMA

18 de junho (terça-feira)

7h30
Credenciamento
8h45
Atividade de energização – Cláudia Lucchese (RS)
8h55
Boas-vindas
International Stress Management Association no Brasil (ISMA-BR)
Ana Maria Rossi, PhD (RS) – presidente
9h
Palestra: Mais saudável, mais seguro e mais engajado: criando uma cultura centrada nas pessoas onde a saúde prospere
  • Avaliação dos riscos e oportunidades para um trabalho mais saudável
  • Elementos essenciais para o sucesso de programas de bem-estar e saúde no local de trabalho para criar uma cultura centrada nas pessoas
  • Apresentação do Programa Saúde Total do Trabalhador® do NIOSH
Dr. L. Casey Chosewood (EUA)* – diretor médico sênior dos Programas de Saúde Total do Trabalhador® do Instituto Nacional para Segurança e Saúde Ocupacional (NIOSH), parte dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC). Nesta função, promove a proteção, preservação e melhoria da saúde e bem-estar dos trabalhadores. De 2004 a 2009, atuou como diretor do Departamento de Saúde e Segurança do CDC onde era encarregado de proteger os 15.000 membros da entidade em seu enfrentamento dos novos desafios da era da saúde pública moderna. Sua equipe supervisionou um programa multifacetado de saúde e bem-estar no local de trabalho organizando anualmente mais de 200.000 encontros para promoção da saúde, rastreamento e oportunidades de saúde. De 2008 a 2009 foi responsável pela iniciativa “Nação Mais Saudável” do CDC.
Mediador: Dr. Ricardo Moreira Martins (RS) – médico (UFCSPA) com formação em cardiologia (ICRS) e medicina do trabalho (UFRGS). É presidente da SOGAMT (biênio 2012/2013).
9h50
Debate
10h10
Intervalo
10h30
Simpósio: Cidades sustentáveis
Stress urbano: contribuição dos elementos do espaço urbano - da poluição sonora e visual
Lívia Salomão Piccinini (RS) – arquiteta (UFRGS), mestre em planejamento urbano, com ênfase em habitação (UCL-Londres) e doutora em planejamento urbano e regional (UFRGS-PROPUR). É professora na UFRGS de desenho urbano e paisagismo. Pesquisa habitação de interesse social, morfologia urbana e da moradia, com ênfase na relação entre habitação-saúde-sustentabilidade. É chefe do Departamento de Urbanismo da Faculdade de Arquitetura (UFRGS) e coordenadora substituta do Propur (UFRGS).
Cidades Contemporâneas: risco e limites – desafios para sustentabilidade
Vanêsca Buzelato Prestes (RS) – procuradora do município de Porto Alegre, mestre em direito público (PUC/RS). É diretora de comunicação do Instituto O Direito por um Planeta Verde.
Saúde mental nas megacidades: um retrato da Região Metropolitana de São Paulo
Dr. Wang Yuan  Pang (SP) – médico psiquiatra, mestre e doutor em ciências. Pesquisador associado do Núcleo de Epidemiologia Psiquiátrica do Instituto de Psiquiatria da FMUSP.
Mediadora: Silvia Cappelli (RS) – procuradora de justiça do RS e presidente da Rede Latino-Americana do Ministério Público do Meio Ambiente.
12h05
Debate
12h25
Intervalo para almoço
13h35
Atividade de energizacão – Cláudia Fetter (RS)
13h45
Mesa-redonda: Estressando e desestressando
Efeitos das emoções negativas no processo do assédio moral no trabalho
Eliane Marise Ferraz (PR) – perita e assistente técnica jurídica de orientação sistêmica/interdisciplinar. É psicóloga clínica e docente do curso de padronização da perícia de psicologia em violência psicológica no trabalho pelo CEBRASE e membro fundador da Comissão de Psicologia Jurídica do CRP/08, Curitiba.
Ginástica mental, uma ferramenta eficaz para lidar com o stress
Geraldo Costa (SP) – pesquisador e estudioso da neurociência. É instrutor máster da Academia de Ginástica Mental, escola de treinamento que ele criou há 12 anos, graduado em Silva Mind Control e Practitioner em PNL. É autor do livro Academia de Ginástica Mental.
Consciência corporal e gerenciamento do stress
Iara Rodrigues da Silva (RS) – fisioterapeuta responsável pelo Programa Fisiomama e Fisionco, coordenadora do Núcleo Cultural Clinionco, pós-graduada em gestão em saúde e mestre em ergonomia. É professora do curso de pós-graduação em psicopedagogia do Instituto Educar Brasil e professora de dança do Grupo Pró-Seguir.
Mediador: Cláudio Brito (RS) – comunicador multimídia do Grupo RBS.
14h35
Debate
14h55
Intevalo
15h15
Simpósio: Situações de risco e negociação de conflitos
Capacitação continuada - a importância da preparação nas ações de crise e resolução de conflitos
José Francisco da Silva (DF) – coordenador-geral de ensino da Segurança Nacional de Segurança Pública.
Quando o conflito é inevitável a importância dos coletivos de trabalho na promoção da saúde e na segurança do trabalhador
Fernanda Spanier Amador (RS) – psicóloga, pós-doutora em Educação (UFRGS). É professora do Departamento de Psicologia Social e Institucional e do programa de pós-graduação em psicologia social e institucional.
Negociações em situações de conflitos na segurança pública
Maj. Francisco Lannes Vieira (RS) – subcomandante da 3ª Companhia do 1º Batalhão de Operações Especiais (BOE) e negociador da BM. Participou de 16 ocorrências de crise bem-sucedidas, incluindo negociação de 69 horas, considerado o caso mais longo de cárcere privado no RS, e negociação com 35 reféns no banco Bradesco, em Porto Alegre/RS.
Mediadora: Tatiana S. de Vasconcelos (DF) – coordenadora de valorização profissional e qualidade de vida e da Rede EAD-SENASP (Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça).
16h20
Debate
16h40
Painel acadêmico/profissional: apresentação oral de trabalhos
Mediador: Ávilo Roberto de Magalhães (MT) – diretor da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis da UFMT.
17h35
Debate
18h
Apresentação de pôsteres e Mostra fotográfica
19h-22h
ATIVIDADES OPCIONAIS (excludentes, mesmo horário)
Workshop 1: Praticando ginástica mental
  • Relaxamento – formas simples, naturais e descomplicadas de relaxar
  • Criatividade – criando novos caminhos neurais para lidar com o stress
  • Jogos mentais – ocupações que beneficiam o cérebro e a mente
Geraldo Costa (SP)

Workshop 2: Padronização da avaliação pericial no processo do assédio moral no trabalho

  • Judiciário
  • Contextualização
  • Nexo causal psicológico
Eliane Marise Ferraz (PR)
Nelson Rosemann (PR) – advogado e consultor jurídico de empresas de segurança e saúde do trabalho. É docente do curso de padronização da perícia de psicologia em violência psicológica no trabalho pelo CEBRASE.

 

19 de junho (quarta-feira)

8h45
Atividade de energização – Cláudia Lucchese (RS)
8h55
Palestra: Saúde e megacidade
  • Mudanças climáticas
  • Poluição
  • Impactos na saúde humana
Evangelina da Motta Pacheco A. de Araujo Vormittag (SP) – diretora presidente do instituto saúde e sustentabilidade.
Debatedora: Márcia Santana Fernandes (RS) – pós-doutora em medicina (UFRGS). Doutora em direito (UFRGS). É especialista em direito internacional (Universidade de São Paulo – USP), professora do Centro Universitário Ritter dos Reis – UniRitter e autora do livro A Bioética, a Medicina e o Direito de Propriedade Intelectual: um estudo das patentes e as células-tronco humanas.
Mediador: Marcos Weiss Bliacheris (RS) – advogado da União. Especialista em direito do estado (UFRGS). Coordenador do livro Sustentabilidade na Administração Pública - Valores e Práticas de Gestão  Socioambiental.
9h55
Debate
10h15 Intervalo
10h35
Cases QVT: Modelos inspiradores em gestão de pessoas
A qualidade de vida na percepção dos jovens em início de carreira
Angela Christina Lucas (SP) – doutoranda em administração pela FEA-USP e coordenadora das pesquisas Melhores Empresas para Você Trabalhar, Melhores na Administração Públicas e Melhores Empresas para Começar a Carreira (em parceria com a Cia de Talentos).
Case Fras-le: Capacitação, oportunidade e qualidade de vida – a sustentabilidade no âmbito do crescimento profissional na Fras-le
Daniel Raul Randon (RS) – diretor presidente e de relação com investidores CEO da Fras-le. Tem MBA em finanças (University of Chicago).
Anderson Rodrigues Pepato (RS) – gerente de recursos humanos de controladoria, finanças e relação com investidores. Formação em administração de empresas, MBA em finanças (Fundação Getúlio Vargas) e MBA em business skills information technology (Cambridge University).
Case Telefônica Vivo: Melhores práticas, valor agregado na integração de culturas
Ercy Paschoal (SP) – pedagoga, com especialização em recursos humanos (FGV) e MBA em gestão de promoção de saúde e QV (Centro Universitário São Camilo – SP). Consultora na diretoria de promoção à saúde  da Telefônica Vivo. É diretora executiva adjunta do Prêmio Nacional de Qualidade de Vida na Associação Brasileira de Qualidade de Vida (ABQV).
Mediador: José Antonio Vieira da Cunha (RS) – Jornalista e executivo de comunicação. Foi diretor e editor de veículos, entre os quais estão TVE/RS, Correio do Povo e revista Amanhã. Atualmente é vice-presidente do conselho deliberativo da Associação Riograndense de Imprensa (ARI) e dirige o portal de Comunicação Coletiva.net.
11h40 Debate
12h
Intervalo para almoço
13h10
Atividade de energização – Cláudia Fetter (RS)
13h20
Painel empresarial: apresentação oral de trabalhos
14h15
Debate
14h35
Simpósio: Dano moral
Assédio sexual e perícia de psicologia
Ben-Hur Silveira Claus (RS) – mestre em direito e juiz do trabalho.
Dano Moral e Perícia Psiquiátrica
Dr. Guilherme Starosta (RS) – psiquiatra com título de especialista da Associação Brasileira de Psiquiatria, perito do INSS e perito da Justiça do Trabalho da 4ª Região.
O trabalho e o direito à felicidade
Márcia Medeiros de Farias (RS) – procuradora do trabalho no RS e mestre em questões contemporâneas de direitos humanos (Universidade Pablo de Olavide, Espanha.
Mediador: Alexandre Corrêa da Cruz (RS) – ex-procurador do trabalho. É desembargador no TRT da 4ª Região e gestor estadual do Programa Trabalho Seguro.
15h55
Debate
16h15
Intervalo
16h35
Painel: Servidor público: um paletó pendurado na cadeira? Um relevante agente do Estado? Visões presentes em filmes brasileiros contemporâneos
Cenas dos filmes Tropa de Elite II e O Palhaço
Ricardo Beserra da Rosa Oiticica (RJ) – doutor em literaturas de língua portuguesa, coordenador da Cátedra UNESCO de Leitura PUC-Rio.
Roberto Crema (DF) – mestre em ciências humanas e sociais (Universidade de Paris), reitor da UNIPAZ. É autor e coautor de 30 livros.
Mediador: José Vieira Leite (RJ) – pós-doutor em ciências humanas (PUC-Rio) e pesquisador da UnB.
17h40
Debate
18h
Apresentação de pôsteres e Mostra fotográfica
19h-22h
ATIVIDADES OPCIONAIS (excludentes, mesmo horário)
Workshop 3: Movimento corporal: toque e relaxamento
  • Consciência corporal através do toque
  • Movimento como técnica de relaxamento
  • Vivências
    Iara Rodrigues da Silva (RS)

Workshop 4: Como investigar a ocorrência de assédio sexual no processo trabalhista

  • Assédio sexual e ônus da prova
  • A fecundidade da perícia de psicologia no assédio sexual
  • Resultados positivos alcançados
    Ben-Hur Silveira Claus (RS)

 

20 de junho (quinta-feira)

8h45
Atividade de energização – Cláudia Lucchese (RS)
8h55
Simpósio: Saúde e trabalho
A insegurança e o temor ao delito na sociedade global
Carlos Alberto Elbert (Argentina) – advogado, procurador, doutor em ciências jurídicas e sociais. Ex-funcionário judicial da Província de Entre Rios, ex-juiz da Câmara Nacional de Apelações da Capital Federal. É professor associado de direito penal e criminologia da Universidade Nacional de Buenos Aires. Entre outros, é autor do livro Criminologia, ciência e mudança social, traduzido para o português e o italiano.
Novos referenciais da saúde do trabalhador perante os transtornos mentais
Paulo Rogério Albuquerque de Oliveira (DF) – doutor em ciências da saúde (UnB), mestre em prevención y protecion en riesgos laborales (Universidade de Alcala de Henares, Espanha) e especialista em engenharia de segurança do trabalho (UnB). É graduado em engenharia mecânica (UFBA) e técnico em construção e indústria de petróleo – Petrobras. É autor do livro Nexo Técnico Epidemiológico Previdenciário - NTEP, entre outros. É pesquisador colaborador sênior da Faculdade de Tecnologia da UnB e coordenador e professor titular da pós-graduação da UNIP-DF.
Mediadora: Maria Cristina Carrion Vidal de Oliveira (RS) – secretária geral-adjunta da OAB/RS (gestão 2013/2015), diretora da Associação Brasileira de Advogados Trabalhistas e diretora do Sindicato dos Advogados do RGS. É advogada de sindicatos de trabalhadores e auditora da Federação Gaúcha de Futebol.
10h
Debate
10h20
Intervalo
10h40
Talk show: Stress e saúde
Ana Maria Rossi, PhD (RS) – presidente da ISMA-BR e representante brasileira na Divisão de Saúde Ocupacional da Associação Mundial de Psiquiatria (WPA). Dirige a Clínica de Stress e Biofeedback, em Porto Alegre. É precursora das técnicas de autocontrole e biofeedback no Brasil.
Dr. Carlos Alberto Werutsky, MD, PhD (RS) – médico nutrólogo pela Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN)/Associação Médica Brasileira (AMB)/Conselho Federal de Medicina (CFM). Doutor em clínica médica pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. É professor do curso de pós-graduação lato sensu em nutrologia da ABRAN e Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.
Dr. Fábio Mohr (RS) – médico ortopedista e hipniatra, com treinamento clínico em medicina mente-corpo pela Harvard Medical School. É terapeuta junguiano com  formação Ericksoniana e junguiana, membro do Instituto Milton Erickson Brasil-Sul.
Dr. Ivo Nesralla (RS) – diretor presidente do Instituto de Cardiologia do RS. É cirurgião cardiovascular, membro titular da Academia Nacional de Medicina e presidente da OSPA (Orquestra Sinfônica de Porto Alegre).
Mediadora: Laura Medina (RS) – jornalista.
11h55
Debate
12h15
Intervalo para almoço
13h25
Atividade de energização – Cláudia Fetter (RS)
13h35
Painel: Programas de qualidade de vida para servidores de segurança pública
Mediadora: Simone Maria Reginato (RS) – coordenadora de projetos/RS na Paz/PROECI/SSP-RS. Psicóloga, especialista em psicologia clinica e transtornos da adição. É pós-graduada em segurança pública, violência, criminalidade e polícia (UFRGS).
14h20
Debate
14h40
Painel: Programas de qualidade de vida para servidores públicos
Mediador: Fernanda Cristina Cardozo Ribeiro (DF) – pós-graduada em gestão processual (FORTIUN) e técnica judiciária.
15h25
Debate
15h45
Intervalo
16h05
Painel: Programas de responsabilidade social e sustentabilidade
Mediadora: Elizabeth Portanova Mendes Ribeiro da Rocha (RS) – psicóloga, filósofa, socióloga. É mestranda em linguagem, interação e processos de aprendizagem.
16h50
Debate
17h10
Entrega de Prêmios
17h30
Momento cultural: Izabel Íbias (RS) – diretora teatral e psicanalista.
17h45
Encerramento

*Tradução simultânea
A ISMA-BR reserva-se o direito de realizar mudanças no programa por razões técnicas.

Foto ilustrativa

Quando e onde

Quando: 18 a 20 de junho

Horário: 8h30 - 19h

Onde: Centro de Eventos Plaza São Rafael
Porto Alegre, RS, Brasil

Carga horária: 24 horas


Mais informações

Copyright © ISMA-BR 2001
Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução total ou parcial.
ISMA-BR - International Stress Management Association no Brasil
CNPJ: 03.915.909/0001-68
Rua Padre Chagas, 185 conj. 1104
Moinhos de Vento
90570-080 Porto Alegre, RS
+55 51 3222-2441
stress@ismabrasil.com.br