Congresso 2014

Trabalho, Stress e Saúde: a resiliência como estímulo no trabalho ? da teoria à ação


PROGRAMA

3 de junho (terça-feira)

7h30
Credenciamento
8h40
Abertura
8h55
Boas-vindas
International Stress Management Association no Brasil (ISMA-BR)
Ana Maria Rossi, PhD (RS) – presidente
9h
Palestra: Dando a volta por cima: o uso da resiliência dentro e fora do trabalho
  • Revisão da literatura
  • Causas e benefícios da resiliência
  • Como ser resiliente
Jonathon Halbesleben, PhD (EUA)* – diretor de gestão em saúde e professor adjunto no Departamento de Gestão & Marketing da Faculdade Culverhouse de Comércio e Administração de Empresas, na University of Alabama. É editor do Journal of Occupational and Organizational Psychology e coeditor de séries da revista Research in Occupational Stress and Well-Being.
Mediador: Eugênio Esber (RS) – diretor de redação da Revista Amanhã. Autor da peça de treinamento de porta-vozes “O drama e a comédia de ser notícia”.
9h45
Debate
10h05
Intervalo
10h25
Simpósio: Saúde e stress
Fatores de risco e fatores de proteção dos transtornos depressivos
Duílio Antero de Camargo (SP) – psiquiatra e médico do trabalho. É coordenador e professor do Setor de Saúde Mental e Psiquiatria do Trabalho do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, coordenador da Comissão Técnica de Saúde Mental e Trabalho da Associação Nacional de Medicina do Trabalho (ANAMT), professor convidado dos cursos de especialização em medicina do trabalho da Faculdade de Medicina da USP, da Faculdade de Medicina da Santa Casa de SP e da Faculdade de Medicina da PUCPR.
Respostas fisiológicas e imagens psíquicas: desarmando o stress
Fábio Mohr (RS) – médico ortopedista e hipniatra, com treinamento clínico em medicina mente-corpo pela Harvard Medical School. É terapeuta junguiano com formação ericksoniana e junguiana, membro do Instituto Milton Erickson Brasil-Sul.
Mediadora: Marisa Campio Muller (RS) – doutora em psicologia clínica, presidente da Associação Brasileira de Medicina Psicossomática Regional RS e sócia fundadora do Instituto Brasileiro de Psicologia da Saúde.
12h
Debate
12h20
Intervalo para almoço
13h30
Mesa-redonda: Driblando o stress
Corpo ativo, emoções em paz
Cláudia Lucchese (RS) – profissional de educação física, especialista em medicina e ciências do esporte (UFRGS) e certificada em atividades físicas nas empresas (CELAFISCS/SP). É coordenadora da área de qualidade de vida do Banco do Estado do Rio Grande do Sul – Banrisul (13.000 funcionários). Foi premiada como Profissional Destaque em 2013 pelo Conselho Regional de Educação Física (CREF/RS).
Inteligência emocional
Léo Berlese (RS) – treinador comportamental, coordenador do treinamento Conexão Alpha do Rio Grande do Sul, master practitioner em PNL, formação em coaching.
Stress e ansiedade: eles estão te consumindo?
Marco Fabio Coghi (SP) – f isioterapeuta pós-graduado e professor do curso de pós-graduação da Universidade Cidade de São Paulo (UNICID), especialista em biofeedback, pesquisador, químico e pós-graduado em administração de empresas. É diretor da NPT – Neuropsicotronics Ltda.
Mediadora: Marli da Silva Jacobsen (RS) – enfermeira do trabalho do Banrisul, especialista em terapia cognitivo-comportamental, especialista em gestão em saúde e em direito sanitário.
14h20
Debate
14h40
Simpósio: Trabalho e saúde
Indenização por dano moral. Como a justiça do trabalho vê e julga esta questão
José Affonso Dallegrave Neto (PR) – advogado, mestre e doutor em direito pela Universidade Federal do Paraná. É professor da PUCPR, EMATRA-IX, Unicuritiba e Escola da Advocacia do Paraná. É membro da Academia Nacional de Direito e autor e coautor de 24 obras jurídicas.
Acidentes do trabalho: um desafio persistente em pleno século XXI
Remígio Todeschini (SP) – diretor do Instituto de Previdência do município de Santo André. Foi diretor de saúde ocupacional do Ministério da Previdência Social e presidente da Fundacentro. É mestre em direito previdenciário pela PUC-SP e doutorando de psicologia social, do trabalho e das organizações da UNB-DF. É pesquisador na área de saúde e trabalho e autor de diversos livros e artigos.
Sistema brasileiro de responsabilidade civil
Sergio Cavalieri Filho (RJ) – desembargador aposentado do TJRJ, professor emérito da Escola da Magistratura RJ (EMERJ), presidente do extinto Tribunal da Alçada Cível RJ. É professor do curso de direito da Universidade Estácio de Sá e procurador geral do TCE-RJ. Entre inúmeras publicações, é autor do Programa de Responsabilidade Civil e do Programa de Direito do Consumidor. Recebeu dezenas de medalhas, dentre as quais Medalha do Pacificador, Colar do Mérito Judiciário do RJ, Colar do Mérito do MP do RJ, Medalha do Mérito da PGE do RJ.
Mediador: Luiz Antonio Colussi (RS) – juiz do trabalho titular da 30ª Vara do Trabalho de Porto Alegre, vara especializada em acidente do trabalho. É cogestor regional do Programa Trabalho Seguro.
16h15
Debate
16h35
Intervalo
16h55
Palestra: Saúde total do trabalhador e bem-estar: por que e como integrar os programas
  • Fundamentos para uma perspectiva integrada
  • Criando uma plataforma para a saúde total do trabalhador
  • Avaliando os resultados
Dave DeJoy, PhD (EUA)*– professor emérito na Faculdade de Saúde Pública na University of Georgia e cofundador do Workplace Health Group. Atua há mais de 30 anos na área da saúde e segurança do trabalho como pesquisador, professor e consultor.
Mediadora: Rosália Maria Costa Fonseca (RS) – professora, especialista em saúde do trabalhador. Foi agraciada com o prêmio de melhor case no serviço público em 2011, concedido pela ABQV.
17h40
Debate
18h
Apresentação de pôsteres
19h-22h
ATIVIDADES OPCIONAIS (excludentes, mesmo horário)
Workshop internacional*: Avaliando e desenvolvento resiliência nos trabalhadores
  • Avaliação de resiliência
  • Prática de intervenções para desenvolver resiliência
  • Fatores individuais e do ambiente que contribuem para a manutenção da resiliência
Jonathon Halbesleben, PhD, (EUA)

Workshop 1: Biofeedback e suas aplicações na saúde e nas empresas

  • Aspectos da fisiologia e neurofisiologia do stress, ansiedade e depressão
  • Usos do biofeedback na área da saúde e nas empresas
  • Navegação no programa de biofeedback cardioEmotion
Marco Fabio Coghi (SP)

 

4 de junho (quarta-feira)

8h45
Atividade de energização – Cláudia Lucchese (RS)
8h55
Painel empresarial: Apresentação oral de trabalhos
Mediadora: Arlete Spencer Vanzin (RS) – coordenadora do curso lato sensu em enfermagem do trabalho da UFRGS.
9h50
Debate
10h10 Intervalo
10h30
Painel: Religião, espiritualidade e sustentabilidade
Dom Jaime Spengler (RS) – nomeado pelo Papa Francisco, é arcebispo de Porto Alegre desde novembro de 2013. No Regional Sul 3 da CNBB, é o bispo referencial da Pastoral da Educação, e também é membro da Comissão Episcopal Pastoral para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da CNBB. O franciscano é ligado à educação e defensor da utilização das redes sociais por padres.
Ilton Gitz (RS) – professor de hebraico e cultura judaica pelo Instituto Greenberg de Jerusalém, especialização em educação judaica pela Universidade Hebraica de Jerusalém, especialização em ensino do holocausto pelo Instituto Yad Vashem (Museu do Holocausto) de Jerusalém. É professor de cultura judaica do Colégio Israelita de Porto Alegre e coordenador de educação judaica da Sinagoga do Centro Israelita de Porto Alegre. É autor do livro Ensinando sobre o Holocausto na escola.
Lama Padma Samten (RS) – líder do budismo tibetano no Brasil, é presidente e diretor espiritual do Centro de Estudos Budistas Bodisatva (CEBB), em Viamão/RS, membro-fundador do Comitê Brasileiro de Apoio ao Tibete e da Teia da Paz. Escritor, tem inúmeros livros publicados que são referência de estudo para leitores conectados ou não ao budismo. Apresenta ensinamentos do Buda e orientações práticas para gerar maior estabilidade frente aos desafios de nossas vidas.
Mediador: Marcos Weiss Bliacheris (RS) – advogado da união, chefe da assessoria jurídica do Serviço Florestal Brasileiro. É coordenador do livro Sustentabilidade na Administração Pública – Valores e Práticas de Gestão Socioambiental.
11h35 Debate
11h55
Intervalo para almoço
13h25
Simpósio: Atenção à saúde física e mental pós-tragédias: enfrentamento e manejo
Intervenções psicossociais após desastres
Christian Haag Kristensen, PhD (RS) – graduado em psicologia, mestrado e doutorado em psicologia do desenvolvimento. É especialista em neuropsicologia e possui formação em terapia cognitiva pelo Beck Institute for Cognitive Therapy and Research (EUA). Atualmente é coordenador do programa de pós-graduação em psicologia na PUCRS, professor adjunto no PPGP-PUCRS, coordenador do grupo de pesquisa em cognição, emoção e comportamento e coordenador adjunto do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Trauma e Estresse (NEPTE-PUCRS). É editor chefe da Revista Brasileira de Terapias Cognitivas (RBTC).
Treinamento emocional para os profissionais de mergulho e operações especiais
Maj. Alessandra de Fátima Vasconcelos Pinheiro (PA) – psicóloga, mestre em teoria e pesquisa do comportamento, pós-graduada em saúde mental e justiça. É oficial do Corpo de Bombeiros Militar do Pará, docente das disciplinas de psicologia aplicada à segurança pública no curso de gestão em riscos coletivos/formação de oficiais do CBMPA e relações interpessoais no trabalho nos cursos de capacitação do CBMPA. É chefe da divisão de apoio comunitário da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil.
Assistência de saúde aos policiais militares pós-tragédia Kiss
Maj. Liliane Espinosa de Mello Norberto Duarte (RS) – enfermeira do Hospital da Brigada Militar de Santa Maria, mestre em enfermagem. É responsável pelo setor de psicologia e chefe do setor de contas médicas do HBM/SM. Entre outras atividades, é especialista em segurança pública no estado democrático de direito (Faculdade de Direito da Fundação Escola Superior do Ministério Público).
Mediadora: Maj. Deborah Day Stoever (RS) – policial militar, enfermeira responsável técnica pelo serviço de enfermagem do Hospital da BM de Santa Maria.
14h30
Debate
14h50
Cases QVT: Modelos inspiradores em gestão de pessoas
Qualidade de vida no trabalho em instituições públicas brasileiras
Fabiana Bittencourt Fevorini (SP) – pesquisadora da FIA na área de gestão de pessoas. Mestre em administração pela FEA-USP com linha de pesquisa em administração pública. Professora do ensino superior.
Case Ampla: Estratégia para promoção da saúde e bem estar dos trabalhadores em uma holding no Brasil: relato de experiência
Damiana Rafaela Soares Mota (CE) – graduada em serviço social (UECE), MBA em gerontologia (UFC) e MBA em gestão estratégica de pessoas (FGV). É responsável pela área de qualidade de vida e bem estar e coordenação da área a nível Brasil e de equipe composta por 10 pessoas.
Case TCU: Qualidade de vida no trabalho
Claudia Mancebo (DF) – auditora federal de controle externo e secretária de gestão de pessoas do Tribunal de Contas da União. Trabalhou no Superior Tribunal de Justiça e na Controladoria-Geral da União. Possui graduação em ciência política (UnB).
Mediador: Cláudio Brito (RS) – comunicador multimídia do Grupo RBS.
15h55
Debate
16h15
Intervalo
16h35
Painel acadêmico/profissional: apresentação oral de trabalhos
Mediador: Ávilo Roberto de Magalhães (MT) – diretor da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis da UFMT.
17h30
Debate
18h
Apresentação de pôsteres
19h-22h
ATIVIDADES OPCIONAIS (excludentes, mesmo horário)
Workshop 2: Desenvolvendo inteligência emocional
  • Como reagimos às emoções
  • Consequências do processo límbico
  • Treinamento ou condicionamento
Léo Berlese (RS)

Workshop 3: Relaxamento e transe com ênfase nas respostas fisiológicas para dor crônica e distúrbios psicossomáticos

  • Introdução teórica
  • Meditação com técnicas simples e de autotranses para obtenção de relaxamento
  • Técnicas e teorias de psicobiologia, hipnose eriksoniana, imaginação ativa e autodirigica
Fábio Mohr (RS)

 

5 de junho (quinta-feira)

8h45
Atividade de energização – Cláudia Lucchese (RS)
8h55
Painel: Programas de responsabilidade social e sustentabilidade
Mediadora: Márcia Stanton (RS) – advogada na área ambiental, coordenadora técnica do projeto Sistemas Estaduais de PSA desenvolvido pelo IDPV. LLM em direito ambiental (Pace University School of Law/NY).
9h40
Debate
10h
Intervalo
10h20
Talk show: Alta performance e stress
Alexandre Velly Nunes (RS) – doutor em pedagogia do movimento humano (USP). É professor adjunto da Escola Superior de Educação Física (UFRGS), membro da Academia Olímpica Brasileira e autor do livro Judo, caminho das medalhas.
Ana Maria Rossi, PhD (RS) – presidente da ISMA-BR e representante brasileira na Divisão de Saúde Ocupacional da Associação Mundial de Psiquiatria (WPA). Dirige a Clínica de Stress e Biofeedback, em Porto Alegre. É precursora das técnicas de autocontrole e biofeedback no Brasil.
Marcel Stürmer (RS) – atleta tricampeão Pan-Americano de patinação artística e campeão dos Jogos Mundiais 2013. Tem 17 títulos de campeão brasileiro.
Marcio Geller Marques (RS) – psicólogo, profissional de educação física, especialista em ciências do esporte (ESEESEF/UFRGS) e Ms. em ciências do movimento humano.
Mediadora: Laura Medina (RS) – jornalista.
11h40
Debate
12h
Intervalo para almoço
13h30
Painel: Programas de qualidade de vida para servidores públicos
Mediador: José Vieira Leite (RJ) – pós-doutor em ciências humanas (PUC-RJ) e pesquisador (ErgoPublic-UnB).
14h15
Debate
14h35
Painel: Programas de qualidade de vida para servidores de segurança
Mediadora: Cleandra Melo (PE) – especialização em psicologia no âmbito da saúde mental. É psicóloga na Polícia Civil de Pernambuco.
15h20
Debate
15h40
Intervalo
16h
Palestra: A vida que encanta
  • Coaching de vida
  • Equilíbrio pessoal
  • Felicidade autêntica
Gabriel Carneiro da Costa, (RS) – relações públicas e formação em personal & professional coach pela Sociedade Brasileira de Coaching. Trabalha com atendimentos individuais de coach de vida e é criador e coordenador da plataforma de workshops vivenciais chamada DNA – Dinâmicas Norteadoras para Ação. É autor do livro O Encantador de Pessoas.
Mediador: José Antonio Vieira da Cunha (RS) – jornalista e executivo de comunicação. Atualmente é vice-presidente do Conselho Deliberativo da Associação Riograndense de Imprensa e dirige o portal de Comunicação Coletiva.net.
16h45
Debate
17h05
Entrega de Prêmios
17h30
Encerramento

*Tradução simultânea
A ISMA-BR reserva-se o direito de realizar mudanças no programa por razões técnicas.

Foto ilustrativa

Quando e onde

Quando: 03 a 05 de junho

Horário: 8h30 - 19h

Onde: Centro de Eventos Plaza São Rafael
Porto Alegre, RS, Brasil

Carga horária: 24 horas


Mais informações

Copyright © ISMA-BR 2001
Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução total ou parcial.
ISMA-BR - International Stress Management Association no Brasil
CNPJ: 03.915.909/0001-68
Rua Padre Chagas, 185 conj. 1104
Moinhos de Vento
90570-080 Porto Alegre, RS
+55 51 3222-2441
stress@ismabrasil.com.br