Congresso 2018

Viver melhor: trabalho, stress e saúde


PROGRAMA

26 DE JUNHO (TERÇA-FEIRA)


7h30 Credenciamento
8h45 Abertura
8h55 Boas-vindas
International Stress Management Association no Brasil (ISMA-BR)
Ana Maria Rossi, PhD – presidente
9h Palestra: Trabalho saudável e bem-estar: estratégias para gerar saúde através do trabalho
  • Desafios e soluções para as organizações comprometidas com a melhoria das condições de trabalho
  • Novas ferramentas que permitem examinar a ligação entre doenças crônicas e a ocupação dos indivíduos
  • Apresentação de cases e documentos do modelo Saúde Total do Trabalhador® do NIOSH
L. Casey Chosewood (EUA)* – médico, diretor do Programa Saúde Total do Trabalhador® do Instituto Nacional para Segurança e Saúde Ocupacional (NIOSH), parte dos Centros Americanos para o Controle de Doenças (CDC). Em sua função, ele promove a proteção e a melhoria da saúde, a segurança e o bem-estar dos trabalhadores em todo o mundo. De 2004 a 2009, atuou como diretor do Escritório de Saúde e Segurança do CDC e como diretor médico das três clínicas de Saúde Ocupacional do CDC. De 2008 a 2009 foi responsável pela iniciativa “Nação Mais Saudável” do CDC.
10h Debate
10h20 Intervalo
10h40 Mesa-redonda:Driblando o stress
Estratégias de coping
Dora Maria Grassi Kassisse – farmacêutica (PUCC), mestrado (Unicamp), doutorado (ICB-USP), pós-doutoramentos (Fapesp, Unicamp e Université Claude Bernard Lyon, França). Professora na Unicamp onde idealizou a criação do Laboratório de Estudos do Estresse (Labeest) pelo qual é responsável. Publicou 45 artigos e três capítulos de livro na área de ciências biológicas e da saúde, divulgando resultados de investigações na área cardiometabólica em modelos animais de estresse e os efeitos de terapias complementares e alternativas além de estratégias de coping em humanos.
Variabilidade da frequência cardíaca e o desempenho do atleta corporativo
Silvio de Souza Aguiar Carvalho – psicólogo clínico e do esporte com base na psicofisiologia aplicada. É pós-graduado em neurociências aplicadas (UFRJ) com especialização em neurofeedback e biofeedback para o alto rendimento. Em 2014, assumiu a preparação mental da seleção brasileira de tiro esportivo, sendo pioneiro na introdução sistemática do biofeedback e neurofeedback no macrociclo de atletas no Brasil. Desenvolveu o método inovador de treinamento da atenção e regulação psicofisiológica utilizado com o Time Brasil Rio 2016 de Tiro Esportivo, tendo como principal resultado a conquista da medalha de prata do atleta Felipe Wu. É sócio fundador da Alfa Neurofeedback, empresa especializada em atendimento personalizado para otimização da performance cerebral.
Como fortalecer o emocional com uma postura assertiva
Vera Martins – educadora com especialização em desenvolvimento de pessoas nas empresas. Mestrado em comunicação, especialização em medicina comportamental e neurociência aplicada ao comportamento humano e formação em neurocoaching (Neuroleadership Institute) e em resiliência (Sobrare). Há 18 anos atua em consultoria de desenvolvimento humano como coach, palestrante e professora em cursos de pós-graduação (FIA, Fundação Vanzolini e Escola de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo). É precursora da competência assertividade e especialista em comunicação e inteligência emocional. É autora dos livros Seja Assertivo! e O Emocional Inteligente.
11h30 Debate
11h50 Painel acadêmico: apresentação oral de trabalhos
12h35 Debate
12h55 Intervalo

13h55 Talk show: Stress, saúde e dano existencial
Ana Maria Rossi, PhD – presidente da ISMA-BR e representante brasileira na Divisão de Saúde Ocupacional da Associação Mundial de Psiquiatria (WPA). Dirige a Clínica de Stress e Biofeedback, em Porto Alegre (RS). Foi agraciada com o título de Fellow pelo The American Institute of Stress (AIS). É precursora das técnicas de autocontrole e biofeedback no Brasil.
Denis Rodrigues Einloft – advogado especialista em direito individual e coletivo do trabalho, mestre em direito. É especialista em direito do trabalho e processo do trabalho, em direito processual civil e em direito previdenciário. Sócio do Escritório Camargo, Catita, Maineri Advogados Associados. Foi presidente da AGETRA (2015/2017). É associado do IARGS e da ABRAT, integra diversas Comissões da OAB/RS e é o atual coordenador do Colégio de Presidentes da ABRAT 2016/2018.
Fabiano Holz Beserra – desembargador federal do trabalho, formado em direito (UFRGS), mestrado em processo civil (PUCRS). Foi procurador federal da AGU e procurador-chefe do MPT4. Em 2016, foi nomeado para a vaga do Quinto Constitucional do MPT. Atualmente, atua na 1ª Turma Julgadora e na 1ª Seção de Dissídios Individuais do TRT4 e é coordenador regional do Programa Trabalho Seguro. É autor do livro Ação Civil Pública e Relações de Trabalho: tutela da moralidade e da probidade administrativa e de diversos artigos jurídicos.
Rosani Carvalho de Araújo – médica, especialista em medicina legal e perícias médicas (ABMLPM) e em medicina do trabalho (ANAMT), perita oficial da Justiça Cível do Estado do RS, perita oficial do TRF4, assistente técnica em perícias trabalhistas e cíveis. É diretora da Regulare Assessoria em Saúde, 1ª Secretária da ABMLPM e ex-presidente da ABMLPM-RS.
14h55 Debate
15h15 Intervalo
15h35 Palestra: Burnout é depressão?
  • Sobreposição nas medidas de burnout e depressão
  • Sobreposição nas redes nomológicas de burnout e depressão
  • Validade discriminante problemática das medidas de burnout
Irvin Sam Schonfeld, PhD, MPH (EUA)* – professor de psicologia no City College da City University of New York (CUNY) e professor de psicologia educacional e de psicologia no Centro de Pós-graduação da CUNY. É membro do conselho editorial e revisor de uma série de periódicos científicos, autor de inúmeros livros e capítulos em livros e publicou em periódicos especializados como Journal of Occupational Health Psychology, Psychological Medicine, International Journal of Stress Management e Social Psychiatry, entre outros. É editor fundador da Newsletter of the Society for Occupational Health Psychology.
16h35 Debate
16h55 Painel empresarial: apresentação oral de trabalhos
17h40 Debate
18h Apresentação de pôsteres: presencial e digital
19h – 22h ATIVIDADES OPCIONAIS (excludentes, mesmo horário)
Talk show internacional*: O trabalho e a saúde do trabalhador: riscos e soluções (Plenário)
L. Casey Chosewood (EUA)* – médico, diretor do Programa Saúde Total do Trabalhador® do Instituto Nacional para Segurança e Saúde Ocupacional (NIOSH), parte dos Centros Americanos para o Controle de Doenças (CDC). Em sua função, ele promove a proteção e a melhoria da saúde, a segurança e o bem-estar dos trabalhadores em todo o mundo. De 2004 a 2009, atuou como diretor do Escritório de Saúde e Segurança do CDC e como diretor médico das três clínicas de Saúde Ocupacional do CDC. De 2008 a 2009 foi responsável pela iniciativa “Nação Mais Saudável” do CDC.
Guilherme Starosta – psiquiatra com título de especialista pela Associação Brasileira de Psiquiatria, perito médico com título de especialista pela Associação Brasileira de Medicina Legal e Perícias Médicas, perito oficial do Tribunal Regional da 4ª Região e do Estado do RS, perito médico do INSS.
Luiz Edmundo Rosa – diretor da Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH-Brasil), responsável pelo Núcleo da Saúde Corporativa. Foi presidente do Congresso Mundial de RH e é palestrante no Brasil e exterior. Mestre pela PUC-SP e especializado em gestão pelo IMD (Suíça), Insead (França) e Universidade do Texas (EUA).
Maria Helena Mallmann – ministra do TST desde 2014. Atualmente, integra a 2ª Turma e a Subseção II Especializada em Dissídios Individuais. É coordenadora do Comitê Gestor Nacional do Programa Trabalho Seguro. Ingressou na magistratura do trabalho da 4ª Região em 1981 e, em 1986, foi eleita presidente de Junta de Conciliação e Julgamento (atual Vara do Trabalho). Em 2001, foi promovida a desembargadora do TRT4, do qual foi vice-presidente (2009-2011) e presidente (2011-2013). Exerceu, ainda, a vice-presidência e a presidência da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 4ª Região (Amatra IV) e da Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra).
Workshop 1: Indicadores para a avaliação do stress (Sala Imbuia)
  • Eustresse e distresse, o cortisol como mocinho ou bandido?
  • Resiliência e enfrentamento: o papel do coping
  • Quantificando e avaliando seu stress e sua resiliência
Dora Maria Grassi Kassisse – farmacêutica (PUCC), mestrado (Unicamp), doutorado (ICB-USP). Pós-doutoramentos (Fapesp, Unicamp e Université Claude Bernard Lyon, França). Professora na Unicamp onde idealizou a criação do Laboratório de Estudos do Estresse (Labeest) pelo qual é responsável. Publicou 45 artigos e três capítulos de livro na área de Ciências Biológicas e da Saúde, divulgando resultados de investigações na área cardiometabólica em modelos animais de estresse e os efeitos de terapias complementares e alternativas além de estratégias de coping em humanos.


27 DE JUNHO (QUARTA-FEIRA)

8h30 Atividade de energização
8h45 Painel: Programas de responsabilidade social e sustentabilidade
9h30 Debate
9h50 Painel:Constelação familiar e bem-estar individual e social
Ruth Barbosa – filósofa, consteladora familiar (IBHBC), especialização internacional em constelação familiar e organizacional (ISPAB), practitioner em coaching generativo, treinada por Robert Dilts e Stephen Gillian do Institute Association for Generative Change (IAGC), practitioner no modelo de validação humana Virginia Satir, treinada por Eva Wieprecht do Institute Virginia Satir of Germany (IVSG).
Juliana Lopes – advogada, mestranda em direito (UNI-RIO), consteladora familiar e organizacional treinada por Ruth Barbosa, conciliadora judicial e mediadora (Mediare e TJRJ).
Fabiana Lanke – graduada em serviço social, especializada em gestão de políticas públicas e metodologia de ensino superior (Unc), consteladora familiar e organizacional treinada por Ruth Barbosa, mediadora judicial do TJRJ, formação em arteterapia e em educação sistêmica (IDESV).
Fabíola Galvão – administradora de empresas, especializada em gestão de negócios (UCM), consteladora familiar e organizacional treinada por Ruth Barbosa, formação em mediação de conflitos (Mediare e TJRJ), practitioner no modelo de validação humana Virginia Satir (módulo 1), treinada por Eva Wieprecht do Institute Virginia Satir of Germany (IVSG), formação em educação sistêmica (IDESV).
Adriana Bravim – analista da área judiciária no TRT1, consteladora familiar e organizacional treinada por Ruth Barbosa, mediadora judicial do TJRJ.
10h35 Debate
10h55 Intervalo
11h15 Palestra: Repercussões agudas e crônicas do stress ocupacional
  • Stress ocupacional
  • Fatores psicossociais no trabalho
  • Absenteísmo por transtornos mentais
João Silvestre Silva-Junior – doutor e mestre em saúde pública, com ênfase em saúde do trabalhador. Graduado em medicina e especialista em medicina do trabalho, coordenador da pós-graduação em medicina do trabalho (Centro Universitário São Camilo). É editor associado da Revista Brasileira de Medicina do Trabalho, perito médico do INSS.
11h55 Debate
12h15 Intervalo

13h30 Simpósio: Trabalho e saúde
Doenças ocupacionais: dano e reparação
Francisco Rossal de Araújo – desembargador do TRT4. Professor de direito do trabalho da UFRGS.
Consequências jurídicas do stress ocupacional
Sebastião Geraldo de Oliveira – desembargador do TRT3. É mestre em direito (UFMG), membro da Academia Brasileira de Direito do Trabalho, gestor nacional do Programa Trabalho Seguro do TST, autor de livros e artigos sobre saúde do trabalhador e doenças ocupacionais.
14h30 Debate
15h35 Intervalo
15h55 Palestra: Como a gestão influencia na vitimização e na letalidade policial
  • Condições de trabalho
  • Gestão em segurança pública
  • Letalidade policial
Jacqueline de Oliveira Muniz – graduada em ciências sociais (UFF), mestrado em antropologia social (UFRJ), doutorado em ciência política e sociologia pela Sociedade Brasileira de Instrução (IUPERJ) e pós-doutorado em estudos estratégicos (PEP-COPPE/UFRJ). É professora adjunta do Departamento de Segurança Pública da Faculdade de Direito da UFF, membro do Grupo de Estudos Estratégicos (GEE-COPPE/UFRJ), sócia fundadora da Rede de Policiais e Sociedade Civil da América Latina e integrante do Fórum Brasileiro de Segurança Pública.
16h35 Debate
16h55 Painel: Programas de qualidade de vida para servidores de segurança pública
17h40 Debate
18h Apresentação de pôsteres: presencial e digital
19h – 22h ATIVIDADES OPCIONAIS (excludentes, mesmo horário)
Workshop 2: O emocional inteligente – como usar a razão para equilibrar a emoção (Sala Imbuia)
  • As demandas de um cenário em transformação digital e inteligência emocional
  • Funcionamento do cérebro defensivo e impactos na comunicação humana
  • Como ativar o cérebro assertivo para usar a razão na gestão das emoções
Vera Martins – educadora com especialização em desenvolvimento de pessoas nas empresas. Mestrado em comunicação, especialização em medicina comportamental e neurociência aplicada ao comportamento humano e formação em neurocoaching (Neuroleadership Institute) e em resiliência (Sobrare). Há 18 anos atua em consultoria de desenvolvimento humano como coach, palestrante e professora em cursos de pós-graduação (FIA Fundação Vanzolini e Escola de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo). É precursora da competência assertividade e especialista em comunicação e inteligência emocional. É autora dos livros Seja Assertivo! e O Emocional Inteligente.
Workshop 3: Gerenciando o stress nas equipes corporativas através do biofeedback variabilidade da frequência cardíaca (BFK VFC) (Sala Acácia)
  • Sistemas de avaliação e treinamento de BFK VFC
  • Avaliação e interpretação dos indicadores de VFC
  • Implementando programa de gerenciamento do stress corporativo com BFK VFC
Silvio de Souza Aguiar Carvalho – psicólogo clínico e do esporte com base na psicofisiologia aplicada. É pós-graduado em neurociências aplicadas (UFRJ) com especialização em neurofeedback e biofeedback para o alto rendimento. Em 2014, assumiu a preparação mental da seleção brasileira de tiro esportivo, sendo pioneiro na introdução sistemática do biofeedback e neurofeedback no macrociclo de atletas no Brasil. Desenvolveu o método inovador de treinamento da atenção e regulação psicofisiológica utilizado com o Time Brasil Rio 2016 de Tiro Esportivo, tendo como principal resultado a conquista da medalha de prata do atleta Felipe Wu. É sócio fundador da Alfa Neurofeedback, empresa especializada em atendimento personalizado para otimização da performance cerebral.


28 DE JUNHO (QUINTA-FEIRA)

8h45 Atividade de energização
9h Painel: Diferentes perspectivas do burnout
Burnout e o ritmo biológico de professores
Carolina Scholl – psicóloga e mestre em saúde e comportamento (UCPel), especialista em desenvolvimento de talentos (Faculdade de Tecnologia SENAC). Atuou como psicóloga do trabalho no Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas. É doutoranda em saúde e comportamento (UCPel).
Burnout e as publicações nacionais
Damiana Machado de Almeida – administradora, educadora especial, doutoranda em administração (PPGA/UFSM). Pesquisadora dos grupos de pesquisa Comportamento, Estresse e Trabalho (GPCET) e Trabalho, Organização e Pessoas (TOP). É professora do curso de administração da Faculdade SOBRESP.
Burnout em analistas do mercado de capitais
Jênifer de Brum Palmeiras – bacharel e mestre em administração (UPF), especialista em gestão pública (UFSM), docente da Faculdade de Economia, Administração e Ciências Contábeis e do IFFarroupilha – Centro de Referência Carazinho. Membro do projeto de pesquisa Educação Superior Brasileira, Grupo do CNPQ GEU da UPF e Grupo de Pesquisa GMEORG/UPF.
Burnout em médicos intensivistas
Márcia Tironi – psicóloga, mestre em psicologia e doutora em medicina e saúde humana. Professora adjunta da EBMSP. Pesquisadora da temática de saúde e trabalho.
Burnout na equipe de enfermagem
Patricia Dalagasperina – psicóloga, mestre e doutora em psicologia clínica (UNISINOS). Membro do Grupo de Pesquisa Fator Humano da UFSC. Estuda saúde mental no trabalho com ênfase em estresse, estresse pós-traumático, trauma secundário, síndrome de burnout e epidemiologia & trabalho.
Burnout em cirurgião-dentista docente
Stephanie Albuquerque – graduanda em odontologia (UNIPÊ), membro-fundadora do grupo Odonto Holística, aperfeiçoamento em farmacologia (COESP) e em cirurgia oral menor (ABO-PB).
10h05 Intervalo
10h25 Sessão interativa: Diferentes perspectivas do burnout
12h Intervalo

13h30 Painel: Programas de qualidade de vida para servidores públicos
14h15 Debate
14h35 Palestra: Felicidade e QVT: duas dimensões essenciais para quem trabalha
  • O que é felicidade?
  • O que é qualidade de vida no trabalho?
  • Quais as relações existentes entre elas?
Lúcia Helena Galvão Maya – especialista em filosofia clássica (Nova Acrópole Internacional), professora (Nova Acrópole Internacional), escritora. Conta com 150 palestras no canal da Nova Acrópole no YouTube, mantém os blogs luciahga.blogspot.com.br e observacoesmatinais.blogspot.com.br e a página do Facebook Poesia Filosófica da Profª Lucia Helena.
Mediador: Leandro Queiroz Soares
15h15 Debate
15h35 Intervalo
15h55 Palestra: A arte de ser infeliz - desarmando armadilhas emocionais
  • A construção de armadilhas emocionais
  • O sofrimento psíquico como proteção
  • Por que a arte de ser infeliz?
Nelio Tombini – psiquiatra, psicoterapeuta individual e de grupo, responsável e fundador da Psicobreve – Clínica de Psicoterapia Breve, palestrante e consultor em gestão emocional. Foi chefe da psiquiatria da Santa Casa de Porto Alegre (1995-2013). É autor do livro A Arte de Ser Infeliz - desarmando armadilhas emocionais e divulga os vídeos 5 minutos com o Psiquiatra Nelio Tombini no Youtube.
16h40 Entrega de Prêmios
17h15 Encerramento

*Tradução simultânea
A ISMA-BR reserva-se o direito de realizar mudanças no programa por razões técnicas.
Foto ilustrativa

Quando e onde

Quando: 26 a 28 de junho

Horário: 8h30-19h

Onde: Plaza São Rafael Hotel
Porto Alegre, RS, Brasil

Carga horária: 24 horas


Mais informações

Copyright © ISMA-BR 2001
Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução total ou parcial.
ISMA-BR - International Stress Management Association no Brasil
CNPJ: 03.915.909/0001-68
Rua Padre Chagas, 185 conj. 1104
Moinhos de Vento
90570-080 Porto Alegre, RS
+55 51 3222-2441
stress@ismabrasil.com.br