5º Encontro Nacional de Responsabilidade Social e Sustentabilidade

Tempo de mudanças: inovação e acolhimento das diferenças
(SALA CAMBARÁ)

20 DE JUNHO (TERÇA-FEIRA)

10h30 Boas-vindas (atividade conjunta do 9º Encontro Nacional de Qualidade de Vida no Serviço Público, 9º Encontro Nacional de Qualidade de Vida na Segurança Pública e 5º Encontro Nacional de Responsabilidade Social e Sustentabilidade, Sala Cambará)
Roberta Torres dos Santos – coordenação do 9º Encontro Nacional de Qualidade de Vida na Segurança Pública. É major psicóloga da PM do Estado do Rio de Janeiro, especialista em gestão de saúde (UERJ).
José Vieira Leite – coordenação do 9º Encontro Nacional de Qualidade de Vida no Serviço Público. É doutor em engenharia de produção (COPPE-UFRJ), pesquisador (ErgoPublic-UnB), autor de livro, capítulos de livros e artigos, referentes, principalmente ao sentido do trabalho humano.
Marcos Weiss Bliacheris – coordenação do 5º Encontro Nacional de Responsabilidade Social e Sustentabilidade. É especialista em direito do estado (UFRGS), advogado da União (AGU). Colaborador em site de inclusão (www.inclusive.org.br).
10h45 Simpósio: Construindo o encontro entre os Encontros!
Perspectivas ampliadas sobre a avaliação psicológica em segurança pública
Cristiane Faiad de Moura – doutora em psicologia (UnB). Professora adjunta (PST-UnB), coordenadora do Grupo de Pesquisa em Avaliação Psicológica em Segurança Pública (PST-UnB).
Os benefícios do teletrabalho ao meio ambiente
Daniela Garcia Giacobbo – bacharel em direito (UFRGS), com especialização em direito público e em direito ambiental (IDC). Servidora pública no TRF4. Autora de artigos sobre direito ambiental e direito de energia e coautora do livro Fontes de Energia e Meio Ambiente, mestranda em direito da regulação (FGV Rio).
A proteção do servidor público denunciante de corrupção
Anjuli Tostes Faria – pós-graduada em gestão pública (Universidade Cândido Mendes). Auditora federal de finanças e controle (Controladoria-Geral da União), membro da Frente pelo Controle e Contra a Corrupção.
Mediador: Marcos Weiss Bliacheris
11h30 Debate
12h Intervalo

14h Painel: Desastres, mudança climática e mobilidade humana
Ricardo Burrattino Felix – advogado e professor de direito internacional e direitos humanos. Mestre em direito internacional (UNISANTOS). Especialista em negociações econômicas internacionais pelo Programa San Tiago Dantas (PUC-SP, UNESP, UNICAMP). Atuou como advogado/oficial de proteção no convênio ACNUR/CONARE no Centro de Referência para Refugiados da Caritas Arquidiocesana de São Paulo. Pesquisador da RESAMA - Rede Sul-Americana para as Migrações Ambientais.
Mediadora: Daniela Garcia Giacobbo
14h45 Debate
15h15 Mesa-redonda: Inovações
Atividades da CIBiogás: perspectivas do biogás e do biometano no Brasil
Rodrigo Régis de Almeida Galvão – engenheiro eletricista, especialista em gestão de inovação empresarial e mestre em engenharia de sistemas (Universidade de Pernambuco). Foi diretor de pesquisa e desenvolvimento na NCTI (Negócios de Tecnologia e Inovação) e atualmente é dirigente do Centro Internacional de Energias Renováveis – CIBiogás.
Sistematização da gestão energética no ambiente industrial com ênfase na sustentabilidade e inovação
Renato Ely Castro – graduado e mestre em engenharia elétrica (UFRGS). É professor da Faculdade de Tecnologia do SENAI. Coordenador dos cursos de engenharia elétrica e superior de tecnologia em automação industrial da ULBRA.
Cimento ecológico: uma alternativa verde para a construção civil
Leticia Camargo Padilha – técnica em mecânica, acadêmica do 5º semestre de engenharia civil (Unisinos, em Novo Hamburgo).
Samantha Karpe – técnica em mecânica acadêmica do 5º semestre de engenharia mecânica (Ulbra, em Ivoti).
Energia renovável na Força Aérea Brasileira: propostas para a gestão pública
Rodrigo Prado dos Santos – major engenheiro do Comando da Aeronáutica. É engenheiro de infra-estrutura aeronáutica (ITA-99), mestre em engenharia aeronáutica e mecânica (ITA-06), MBA em gestão pública (UFF-11). Foi Professor na UNIP-SP, IESPLAN-DF. Atualmente atua no UNILASALLE-CO. Áreas: militar, pesquisa operacional, engenharia civil e aeronáutica.
Gustavo Cruz Campos – 1º ten eng, engenheiro eletricista da FAB. Graduado em engenharia elétrica pela UFRGS e École Centrale de Lille (França). Mestrado em controle e automação (UFRGS). Trabalha com projetos de instalações elétricas industriais e aeroportuárias, redes de computadores e telefonia, quadros de comando, PPCI, SPDA, eficiência energética e energia solar.
Caroline Cabral Rocha Bertol –1º ten aqt, mestre (USP), cursou arquitetura na UNESP e École d'Architecture de Paris-La Villette (França). Lecionou disciplinas de estética e novas tecnologias (USP e Universidade Claretiano). Autora dos livros Estética I e II. Atualmente, é arquiteta da FAB, atuando em projetos de arquitetura, meio ambiente e avaliações de imóveis.
Mediador: Masurquede de Azevedo Coimbra – farmacêutico bioquímico e químico (ULBRA), farmacêutico industrial (UFRGS), especialista em gestão da assistência farmacêutica (UFSC), 1º ten R2 farmacêutico do Exército Brasileiro 2008-2015. Atualmente é coordenador técnico do almoxarifado central de medicamentos da Secretária Estadual de Saúde do RS.
16h35 Debate

21 DE JUNHO (QUARTA-FEIRA)

10h30 Mesa-redonda: Trabalho, lazer e cansaço nos dias de hoje
(atividade conjunta do 9º Encontro Nacional de Qualidade de Vida no Serviço Público e 5º Encontro Nacional de Responsabilidade Social e Sustentabilidade, Sala Cambará)
O direito ao lazer
Simone Tassinari Cardoso – advogada, mediadora de conflitos, professora de direito civil da UFRGS. Doutora, mestre em direito (PUCRS).
O uso dos smartphones na relação de emprego: o poder na empresa para além do contrato de trabalho
Adriane Reis de Araujo – procuradora regional do trabalho lotada em São Paulo/SP. Mestre em direito (PUC-SP), doutora em direito pela Universidad Complutense (Madri), professora da Escola Superior do Ministério Público da União. Autora das obras Assédio Moral Organizacional e Trabalho de Mulher: mitos, riscos e transformações.
A sociedade do burnout – sociedade e trabalho na obra de Byung-Chul Han
Marcos Weiss Bliacheris – advogado da União, especialista em direito do estado. É membro do Núcleo Especializado em Sustentabilidade, Licitações e Contratos da Advocacia Geral da União, membro da Comissão de Direito das Pessoas com Deficiência da OAB/RS, colaborador do site Inclusive – Inclusão e Cidadania. Palestrante e autor de artigos na área de sustentabilidade.
Mediadora: Mariana Filchtiner Figueiredo – doutora e mestre em direito, pós-doutorada na Alemanha (Max-Planck-InstitutfürSozialrechtundSozialpolitik). É professora em especializações lato sensu, advogada da União.
11h30 Debate
12h Intervalo

14h30 Painel: Diversidade no mundo do trabalho
Adriana Costa de Souza – professora da Rede Estadual de Ensino no RS e coordenadora da Casa dos Conselhos da Secretaria Estadual da Justiça e dos Direitos Humanos.
Jorge Luís Terra da Silva – procurador do estado e coordenador da Subcomissão da Verdade sobre a Escravidão Negra da Comissão de Direitos Humanos Sobral Pinto da OAB/RS.
Rita Louzeiro – pedagoga (UnB). Servidora pública no Ministério da Saúde, em Brasília. É ativista pelos direitos de pessoas autistas, atuando voluntariamente na Comissão de Defesa das Pessoas com Autismo da OAB-DF e no Movimento Orgulho Autista Brasil (MOAB).
Mediador: Jorge Amaro – servidor da Faders, técnico agrícola, biólogo, especialista em educação ambiental e em audiodescrição. É mestre em educação e doutorando em políticas públicas.
15h30 Debate

22 DE JUNHO (QUINTA-FEIRA)

10h30 Mesa-redonda: Políticas públicas e acessibilidade
O estatuto da pessoa com deficiência e a administração pública
Marcos Weiss Bliacheris
Programa de sustentabilidade e acessibilidade do Senado Federal
Pérsio Henrique Barroso – bacharel e mestre em direito, professor e coordenador de cursos de graduação e pós-graduação em direito, analista legislativo no Senado Federal. É gestor do Núcleo de Coordenação de Ações Socioambientais, responsável pela execução das políticas socioambiental e de acessibilidade do Senado Federal.
Decisões judiciais e a campanha pelo tratamento das doenças raras
Patrick Teixeira Dorneles Pires – estudante, é militante da área de pesquisa das doenças raras. Pelo seu trabalho, foi agraciado com o título Cidadão Pessoense e a medalha Cidade João Pessoa, Paraíba.
Mediador: Matheus Ayres Torres – advogado, conselheiro seccional da OAB/RS, membro da Comissão de Acesso à Justiça da OAB/RS e membro da Comissão de Direitos das Pessoas com Deficiência da OAB/RS.
11h30 Debate

A ISMA-BR reserva-se o direito de realizar mudanças no programa por razões técnicas.
Foto ilustrativa

Quando e onde

Quando: 20 a 22 de junho

Horário: 8h30 – 19h

Onde: Centro de Eventos Plaza São Rafael Porto Alegre, RS, Brasil

Carga horária:


Mais informações

Copyright © ISMA-BR 2001
Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução total ou parcial.
ISMA-BR - International Stress Management Association no Brasil
CNPJ: 03.915.909/0001-68
Rua Padre Chagas, 185 conj. 1104
Moinhos de Vento
90570-080 Porto Alegre, RS
+55 51 3222-2441
stress@ismabrasil.com.br