6º Encontro Nacional de Responsabilidade Social e Sustentabilidade

Transformação e inclusão (SALA IMBUIA)

26 DE JUNHO (TERÇA-FEIRA)

10h30 Boas-vindas (atividade conjunta do 10º Encontro Nacional de Qualidade de Vida no Serviço Público, 10º Encontro Nacional de Qualidade de Vida na Segurança Pública e 6º Encontro Nacional de Responsabilidade Social e Sustentabilidade, Sala Imbuia)
Roberta Torres dos Santos – coordenação do 10º Encontro Nacional de Qualidade de Vida na Segurança Pública. É especialista em gestão de saúde (UERJ), major psicóloga clínica (UFF), atualização em psicologia forense (UERJ), gestão de segurança pública (UFRJ), polícia e direitos humanos (UCAM), cursos de qualificação profissional (Força Nacional de Segurança Pública/MJ) e prevenção e investigação de acidentes aéreos – fator humano (CENIPA/Aeronáutica). Desde 2014, integra as Forças de Segurança LEAHN (Law Enforcement and HIV Network).
José Vieira Leite – coordenação do 10º Encontro Nacional de Qualidade de Vida no Serviço Público. É doutor em engenharia de produção (COPPE-UFRJ), pesquisador (ErgoPublic-UnB), autor de livro, capítulos de livros e artigos referentes, principalmente, ao sentido do trabalho humano.
Marcos Weiss Bliacheris – coordenação do 6º Encontro Nacional de Responsabilidade Social e Sustentabilidade. Especialização em direito do Estado (UFRGS), advogado da União (AGU), coordenador de livros e autor de artigos referentes à sustentabilidade e inclusão de pessoas com deficiência.
10h45 Painel: Construindo o encontro entre os Encontros!
Qualidade de vida e trabalho no Tribunal Regional Federal da 2ª Região
André Ricardo Cruz Fontes – desembargador, presidente do TRF da 2ª Região, pós-doutorado em direito (UFSC). É doutor em direito (UERJ), doutor em filosofia (UFRJ), doutor em ciências, em história das ciências e das técnicas e epistemologia (UFRJ), doutor em ciências ambientais e florestais (UFRRJ), mestre em direito (UERJ), mestre em direito constitucional (UFF).
Negociação de conflitos e segurança pública: a experiência do Projeto Mediar
Moysés Lopes Prates – bacharel em sociologia (ULBRA-Canoas), inspetor de polícia (PC-RS). É professor do curso de formação de mediadores de conflito da Academia da Polícia Civil-RS.
Perspectivas para quem trabalha visando às próximas eleições presidenciais no Brasil
Antonio Augusto de Queiroz – bacharel em jornalismo (UNICEUB), analista político, diretor de documentação (DIAP).
Mediadora: Roberta Torres dos Santos
11h30 Debate
12h Intervalo

14h Vivência: Ferramenta da mediação
Elisa Berton Eidt – procuradora do Estado do RS, coordenadora do Centro de Conciliação do Estado do RS, mestre em direito, membro da Comissão Especial de Mediação da OAB-RS.
Mônica de Oliveira Casartelli – advogada da União, foi consultora jurídica da União no RS, consultora jurídica dos Ministérios do Trabalho e das Cidades. É especialista em direito processual civil, membro da Comissão da Advocacia Pública da OAB-RS.
Tatiana de Marsillac Linn Heck – advogada da União, responsável pela Câmara Local de Conciliação da AGU no RS. É mestre em direito, mediadora, membro da Comissão Especial de Mediação da OAB-RS.
14h45 Intervalo
15h Painel: A mediação como ferramenta transformadora do meio ambiente de trabalho na área pública
Elisa Berton Eidt
Mônica de Oliveira Casartelli
Tatiana de Marsillac Linn Heck

16h30 Debate
Mediadora: Jaqueline Siviero Dippe – Advogada, membro da CEDPD da OAB-RS, coralista da CAARS, foi conciliadora do JEC de São Leopoldo. É professora, coach, master practitioner em PNL, treinadora comportamental, renascedora; empreteca, técnica em transação imobiliária, presidente do Instituto de Assistência e Proteção à Infância.

27 DE JUNHO (QUARTA-FEIRA)

14h Vivência: Constelação familiar
Ruth Barbosa – filósofa, consteladora familiar (IBHBC), especialização internacional em constelação familiar e organizacional (ISPAB), practitioner em coaching generativo, treinada por Robert Dilts e Stephen Gillian do Institute Association for Generative Change (IAGC), practitioner no modelo de validação humana Virginia Satir, treinada por Eva Wieprecht do Institute Virginia Satir of Germany (IVSG).
Juliana Lopes – advogada, mestranda em direito (UNI-RIO), consteladora familiar e organizacional treinada por Ruth Barbosa, conciliadora judicial e mediadora (Mediare e TJRJ).
Fabiana Lanke – graduada em serviço social, especializada em gestão de políticas públicas e metodologia de ensino superior (Unc), consteladora familiar e organizacional treinada por Ruth Barbosa, mediadora judicial do TJRJ, formação em arteterapia e em educação sistêmica (IDESV).
Fabíola Galvão – administradora de empresas, especializada em gestão de negócios (UCM), consteladora familiar e organizacional treinada por Ruth Barbosa, formação em mediação de conflitos (Mediare e TJRJ), practitioner no modelo de validação humana Virginia Satir (módulo 1), treinada por Eva Wieprecht do Institute Virginia Satir of Germany (IVSG), formação em educação sistêmica (IDESV).
Adriana Bravim – analista da área judiciária no TRT1, consteladora familiar e organizacional treinada por Ruth Barbosa, mediadora judicial do TJRJ.
Mediadora: Carla Camargo – educadora organizacional, assessora técnica na Superintendência de Administração no RS da Advocacia-Geral da União.
15h Palestra: O que os peixes estressados nos contam sobre o stress?
Leonardo José Gil Barcellos
– graduado em medicina veterinária (UFRGS), mestrado em zootecnia (UFRGS), doutorado em ciências biológicas: fisiologia (UFRGS). Atual vice-reitor de pesquisa e pós-graduação da Universidade de Passo Fundo. Realiza pesquisas nas áreas de stress e comportamento de peixes.
Mediador: Masurquede de Azevedo Coimbra – farmacêutico bioquímico e químico (ULBRA), farmacêutico industrial (UFRGS), especialista em gestão da assistência farmacêutica (UFSC), 1º ten R2 farmacêutico do Exército Brasileiro 2008-2015. Atualmente é coordenador técnico do almoxarifado central de medicamentos da Secretaria Estadual de Saúde do RS.
15h45 Debate
16h Painel: Inovando com sustentabilidade
A economia colaborativa veio para ficar
Demian Kapelius – empreendedor da Startup atraia.com. É colaborador do ZISPOA (Zona de Inovação Sustentável de Porto Alegre), membro do POAHUB, o primeiro espaço público de inovação do Brasil, e administrador de empresas.
Ações socioambientais do TRT da 4ª Região
Bárbara Burgardt Casaletti – servidora do TRT4 desde dezembro de 1989 onde atualmente ocupa o cargo em comissão de diretora-geral.
Anita Cristina de Jesus – servidora do TRT4 desde maio de 2015. Atualmente lotada na diretoria-geral.
Mediador: Matheus Ayres Torres – advogado, conselheiro seccional da OAB-RS, membro da Comissão de Acesso à Justiça da OAB-RS e membro da Comissão de Direitos das Pessoas com Deficiência da OAB-RS.
17h Debate

28 DE JUNHO (QUINTA-FEIRA)

10h Jogo Discovery (1º jogo corporativo sobre inclusão)
Marta Esteves de Almeida Gil – consultora na área da inclusão de pessoas com deficiência, socióloga, coordenadora executiva do Amankay Instituto de Estudos e Pesquisas, associada da Ashoka Empreendedores Sociais, membro do conselho científico do Instituto de Ensino e Pesquisa/APAE SP. Tem artigos e livros publicados, participa de eventos no Brasil e no exterior, como palestrante.
Maria de Fátima e Silva – consultora na área de inclusão e diversidade, especialização em gestão da diversidade nas organizações (PUC), MBA executivo em gestão estratégica de pessoas (FGV), graduação em gestão estratégica de pessoas (FGV), graduação em pedagogia, com especialização em administração escolar (Centro Universitário Fundação Santo André).
Mediador: Cleiton Lixieski Sell – advogado, mestrando em direito (UFSM), graduado em direito (UNICRUZ), pesquisador nas áreas do direito do trabalho (UFSM) e direito e fraternidade (UFRGS), ambos registrados no Diretório de Grupos do CNPq.
12h Intervalo

14h Painel: Conversando sobre inclusão
Inclusão no mercado de trabalho
Marta Esteves de Almeida Gil
Acessibilidade e inclusão – experiência do TJRS
Cristina Mazuhy – servidora efetiva do poder judiciário, chefe do Núcleo de Inclusão e Acessibilidade do TJRS. Presidiu por duas gestões (2006 - 2008) a Associação de Deficientes Visuais de Gravataí (ADVA) e o Conselho Municipal de Direitos das Pessoas com Deficiência (COMPPD) daquela cidade (2008). Ministrou treinamentos e palestras em atendimento, inclusão e acessibilidade de pessoas com deficiência nos órgãos do judiciário estadual. É atleta de judô (Grêmio Náutico União).
Priorize o idoso
Terezinha Alves Borges – senhora de 80 anos de idade, presidente da ABRASUS (Associação Brasileira em Defesa dos Usuários de Sistemas de Saúde) que tem como principal frente de ação a luta para assegurar direitos previstos na constituição. A entidade oferece gratuitamente apoio técnico e jurídico para pacientes buscarem medicamentos, cirurgias, consultas e exames que devem ser fornecidos pelo SUS.
Mediadora: Rosana Soibelmann Glock – professora de bioética e psicologia na Unipampa, Campus Uruguaiana.
15h30 Debate

A ISMA-BR reserva-se o direito de realizar mudanças no programa por razões técnicas.
Foto ilustrativa

Quando e onde

Quando: 26 a 28 de junho

Horário: 8h30-19h

Onde: Plaza São Rafael Hotel Porto Alegre, RS, Brasil

Carga horária: 24 horas


Mais informações

Copyright © ISMA-BR 2001
Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução total ou parcial.
ISMA-BR - International Stress Management Association no Brasil
CNPJ: 03.915.909/0001-68
Rua Padre Chagas, 185 conj. 1104
Moinhos de Vento
90570-080 Porto Alegre, RS
+55 51 3222-2441
stress@ismabrasil.com.br