Estresse e trabalho: Congresso Internacional discute novas formas de evitar o esgotamento profissional

Foto ilustrativa
22/06/2015

Chamado de síndrome de burnout, a exaustão física e emocional no trabalho é tema do 15º Congresso de Stress, realizado pela ISMA-BR, em Porto Alegre; inscrições já têm representantes de 24 Estados brasileiros


Porto Alegre, maio de 2015 -- Neste momento, milhões de profissionais neste país estão impedidos de serem mais produtivos e de exercerem a pleno seu potencial criativo. Eles sofrem com altos níveis de stress, e encontram-se incapacitados de darem seguimento às suas carreiras. Um estudo conduzido pela ISMA-BR (International Stress Management Association no Brasil), concluiu que 30% dos profissionais brasileiros encontram-se hoje nesta situação: desenvolveram a síndrome de burnout, um esgotamento físico e mental que pode causar problemas cardíacos, depressão, transtornos do sono e ansiedade. Atenta à necessidade por mais conhecimento sobre o tema, a ISMA-BR realiza, de 23 a 25 de junho de 2015, no Centro de Eventos Plaza São Rafael, em Porto Alegre (RS), o seu 15º Congresso de Stress com o tema Trabalho, Stress e Saúde: o engajamento na prevenção do burnout - da teoria à ação. Entre os inscritos, já há representantes de 24 Estados brasileiros. Informações pelo site ismabrasil.com.br, pelo e-mail stress@ismabrasil.com.br ou pelo telefone 51-3222-2441.

Síndrome de burnout -- O stress é nosso companheiro natural desde que habitamos este planeta. No entanto, as condições desfavoráveis dos ambientes de trabalho estão fazendo com que o stress alcance níveis alarmantes. A síndrome de burnout, termo que começou a ganhar popularidade na década de 70, responde à necessidade de tratar um mal que se instala em profissionais que vêem suas forças físicas, emocionais e mentais se esvairem. "As frequentes pressões e demandas vividas na rotina diária geram um nível de stress intenso e constante que afeta um número cada vez maior de profissionais no Brasil, desencadeando problemas como depressão e exaustão física e mental", afirma Ana Maria Rossi, PhD, presidente da ISMA-BR e co-presidente na Divisão de Saúde Ocupacional da Associação Mundial de Psiquiatria (WPA). "Por outro lado, as empresas buscam funcionários altamente produtivos, mas equilibrados que só assim serão capazes de apresentar o melhor dos seus talentos e habilidades. Aliar qualidade de vida a alto desempenho é o grande desafio para esta década", conclui.

Congresso Internacional -- Além de especialistas nacionais em diversas áreas, Michel P. Leiter, PhD e autoridade na síndrome de burnout, abrirá o evento com a palestra "Como as pessoas diferenciam entre burnout e engajamento?". Leiter é diretor do Center for Organizational Research and Development e titular da cátedra de pesquisa canadense em saúde e bem-estar ocupacional na Acadia University, onde também é professor de psicologia. Integram ainda a agenda de eventos o 17º Fórum Internacional de Qualidade de Vida no Trabalho, o 7º Encontro Nacional de Qualidade de Vida na Segurança Pública, o 7º Encontro Nacional de Qualidade de Vida no Serviço Público e o 3º Encontro Nacional de Responsabilidade Social e Sustentabilidade. O Congresso é antecedido ainda pela 11ª edição do Curso de Gerenciamento do Stress.

Sobre a ISMA-BR -- A ISMA-BR (International Stress Management Association no Brasil) é uma associação internacional dedicada à pesquisa científica e à prevenção do stress que nasceu em maio de 2000 e tem sede em Porto Alegre. Sem fins lucrativos, trabalha para ser uma referência na capacitação e na atualização dos profissionais brasileiros e sul-americanos, realizando pesquisas científicas e treinamentos, através de cursos e congressos.

---

SERVIÇO:

11ª edição do Curso de Gerenciamento do Stress

21 e 22 de junho
Hotel Plaza São Rafael
Porto Alegre/RS


15º Congresso de Stress
17º Fórum Internacional de Qualidade de Vida no Trabalho
7º Encontro Nacional de Qualidade de Vida na Segurança Pública
7º Encontro Nacional de Qualidade de Vida no Serviço Público
3º Encontro Nacional de Responsabilidade Social e Sustentabilidade
23 a 25 de junho de 2015
Centro de Eventos Plaza São Rafael
Porto Alegre/RS


---
Assessoria de Imprensa do 15º Congresso de Stress e Qualidade de Vida no Trabalho:
Juliano Rigatti
Amaze | Marketing de Valor
51-9714-6196
juliano.rigatti@amazecomunicacao.com.br

Copyright © ISMA-BR 2001
Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução total ou parcial.
ISMA-BR - International Stress Management Association no Brasil
CNPJ: 03.915.909/0001-68
Rua Padre Chagas, 185 conj 1104
Moinhos de Vento
90570-080 Porto Alegre, RS
+55 51 3222-2441
stress@ismabrasil.com.br