Bem-Viver: Programa de Reeducação Alimentar e Coaching

Victory Consulting¹, Natália Contente da Silva², Melck Kelly Piastrelli Ribeiro³

Nas últimas décadas, houve uma grande mudança nos padrões alimentares e de atividade física, resultando na elevação do número de casos de sobrepeso e obesidade. Essas transformações contribuem para um índice crescente de doenças crônicas, tais como hipertensão, diabetes, cânceres, entre outros. Diante deste cenário, percebe-se a importância das empresas investirem em programas relacionados à saúde e qualidade de vida, pensando tanto no bem-estar de seu trabalhador quanto em benefícios para a própria empresa. O presente trabalho surgiu a partir de um mapeamento da saúde dos colaboradores de uma instituição financeira de origem francesa. O resultado do mapeamento apontou fatores de risco relacionados à obesidade e doenças cardiovasculares e, com base no resultado, foi estruturado e implantado um programa com foco em Reeducação Alimentar e Coaching. O objetivo do programa foi minimizar os fatores de risco descritos anteriormente, para isso, foi realizada uma pesquisa-ação que compreendeu uma amostra de nove colaboradores (44% dos participantes eram do gênero feminino e 56% participantes do gênero masculino). A proposta do trabalho foi promover a reeducação alimentar; a prática de exercício físico; a redução de peso; redução dos níveis de colesterol; controle da pressão arterial; redução dos níveis de triglicérides e controle dos níveis de glicemia. Em um período de três meses, foram realizados dez encontros, sendo seis deles com a nutricionista, três com a psicóloga e um com ambas profissionais. Os resultados foram obtidos por meio de um questionário de satisfação, entrevistas e observações das metas estabelecidas, dentre os resultados pode-se destacar: mudanças efetivas nos hábitos alimentares e introdução de exercício físico; aumento do nível de motivação; aumento dos níveis de planejamento e foco; melhoria da autoestima e autoconhecimento; redução de peso e medidas; melhora dos níveis sanguíneos (daqueles que realizaram exames no decorrer do programa) e melhora do quadro de hipertensão arterial. A análise de dados apontou que a implantação do Programa de Reeducação Alimentar e Coaching contribuiu para prevenir agravos e/ou desenvolvimento de doenças crônicas não transmissíveis, bem como para uma melhora na qualidade de vida dos colaboradores.

Referências bibliográficas:
Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Guia alimentar para a população brasileira: promovendo a alimentação saudável. Brasília, DF, 2008.
Martins, E. M. “Coaching”: uma estratégia comportamental baseada em metas para a aquisição de uma imagem corporal mais satisfatória em mulheres. 2010. 112 f. Dissertação (Mestrado em Ciências) - Escola Paulista de Medicina, Universidade Federal de São Paulo, São Paulo. 2010.

¹ Departamento de Qualidade de Vida.
² Nutricionista da empresa Victory Consulting.
³ Psicóloga da empresa Victory Consulting.

Copyright © ISMA-BR 2001
Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução total ou parcial.
ISMA-BR - International Stress Management Association no Brasil
CNPJ: 03.915.909/0001-68
Rua Padre Chagas, 185 conj 1104
Moinhos de Vento
90570-080 Porto Alegre, RS
+55 51 3222-2441
stress@ismabrasil.com.br