Clima Organizacional no Núcleo Segurança do Estado de Mato Grosso

¹Flavia Emanuelle de Souza Soares, ²Flavia Augusta Rodrigues, ³Keila Costa Nunes

De leituras anteriores conceitua-se que Clima Organizacional é a percepção coletiva que se têm através de experimentações, práticas, políticas, estrutura, processos e sistemas. A presente pesquisa tem como público alvo os servidores do Núcleo Segurança, que atuam de forma sistêmica na área meio, ou seja, como apoio administrativo às ações de Segurança Pública. Para Chiavenato (1996), é certo que, pessoas criam, modificam, influenciam e melhoram os métodos de trabalho e para Instituição cumprir a missão e alcançar os objetivos organizacionais, é essencial que a Gestão de Pessoas atue como agente de mudanças. Mas Como fazer? Como ser uma Gestão de Pessoas que funcione como agente de mudanças que contribuam para o melhor funcionamento da máquina pública na execução dos objetivos organizacionais? Com o objetivo de mapear o clima organizacional, descobrindo os pontos fortes e os que podem ser desenvolvidos é que propomos este trabalho que metodologicamente, tratou-se de uma pesquisa qualiquanti, já que “pesquisas quantitativas e qualitativas oferecem perspectivas diferentes, mas não necessariamente pólos opostos” (MENDONÇA, 2001). Primeiramente delimitou-se o público alvo e local onde seria aplicada a pesquisa. O segundo passo foi a elaboração do instrumento que seria utilizado, baseando-se na metodologia de Bom Sucesso (2002), que classifica as variáveis e indicadores contemplando os aspectos, organizacionais, setoriais e individuais, o instrumento foi destinado a todos servidores do Núcleo Segurança, dos quais 214 participaram. O mesmo resumiu-se em um questionário contendo perguntas objetivas (37) e subjetivas (3) para a realização da pesquisa quantitativa. Após aplicação do questionário os dados foram tabulados e parametrizados, baseando-se no método de Ricardo Luz (2001). No término da Análise o conhecimento sistemático da realidade de nossa Instituição, torna viável fortalecer os aspectos identificados e planejar ações que propiciem Melhorias na Qualidade de Vida dos Servidores.

Bibliografia:
BOM SUCESSO, E. de P. Relações interpessoais e qualidade de vida no trabalho. Rio de Janeiro: Qualitymark Editora, 2002.
CHIAVENATO, I. Os novos paradigmas: como as mudanças estão mexendo com as empresas. São Paulo: Atlas, 1996.
LUZ, R. Clima organizacional. Rio de Janeiro: Qualitymark, 1995.
MENDONÇA, D. Casos e Coisas. São Paulo: Ed. Globo, 2001. 293p.

1 Tecnólogo em Gestão de Pessoas, vinculada a Superintendência de Gestão de Pessoas da Secretaria de Justiça e Segurança Pública do Estado de Mato Grosso.
2 Publicitária com especialização em Gestão de Pessoas vinculada a Superintendência de Gestão de Pessoas da Secretaria de Justiça e Segurança Pública do Estado de Mato Grosso.
3 Psicóloga vinculada a Superintendência de Gestão de Pessoas da Secretaria de Justiça e Segurança Pública do Estado de Mato Grosso.

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