Promoção de Estilo de Vida Saudável e Produtividade: Contribuições do Programa Lazer Ativo SESI*

Tamiris Cusin¹, Adriano Soares da Silva²

No meio industrial, cada vez mais vem sendo discutida a importância da melhoria no estilo de vida dos trabalhadores. Este resumo reporta-se à pesquisa aplicada pelo SESI - Serviço Social da Indústria - a partir do seu Programa Lazer Ativo. O trabalho teve como objetivo desenvolver ações integradas em estilo de vida saudável nas indústrias brasileiras, auxiliando seus trabalhadores nas escolhas de atitudes saudáveis com foco em alimentação saudável, comportamento preventivo, atividade física, relacionamentos saudáveis e gerenciamento de estresse.

A coleta de dados iniciou com um diagnóstico em Estilo de Vida dos trabalhadores e, após um ano de intervenções, foi realizado um novo diagnóstico, desta vez para avaliar o impacto, dos resultados alcançados (SESI/DN 2013³). Tratou-se de uma pesquisa exploratória com amostra inicial de 1.484 empresas (n=130.519 trabalhadores) em 24 Departamentos Regionais do SESI e as avaliações de impacto foram realizadas em 427 empresas (n=30.680 trabalhadores) de 22 Departamentos Regionais. A pesquisa teve como pressuposto teórico o Programa Lazer Ativo, lançado pelo SESI/Departamento Nacional em 2007, conforme as diretrizes técnicas e de gestão SESI Lazer Ativo. O programa teve a parceria do SESI/SC e do Núcleo de Pesquisa em Atividade Física e Saúde (NuPAF) da Universidade Federal de Santa Catarina.

O diagnóstico inicialapontou que os hábitos dos trabalhadores apresentavam resultados com prevalência negativa alta em inatividade física, conduta alimentar inadequada e comportamento de risco. Entretanto, após um ano de intervenções, houve uma variação positiva de 9% na inatividade física no lazer, 43% no consumo de refrigerantes, 5,2% em tabagismo, 8% em controle do estresse e 9,7% em percepção negativa de saúde. Entre os indicadores de produtividade, o item dores e desconfortos teve uma variável de 8.8%. A pesquisa evidenciou que trabalhadores mais saudáveis, com tendência a menor incidência de doenças, são um sinônimo de menor absenteísmo e, consequentemente, de aumento de produtividade nas indústrias (Pronk e Kottke, 2009). Há evidências que, indivíduos saudáveis tendem a ser mais produtivos (Ratzlaff, Gillies e Koehoorn, 2007). O SESI, assim, contribui desenvolvendo ações que eduquem e desenvolvam a autonomia de escolhas, visando à adoção de um estilo de vida mais saudável para os industriários.

Referências bibliográficas
Nahas, M. V.; Fonseca, S. A. Estilo de vida e hábitos dos trabalhadores da indústria catarinense.Florianopolis: SESI, 2004.
Pronk, N. P.; Kottke, T. E. Physical activity promotion as a strategic corporate priority to improve worker health and business performance. Preventive Medicine, 2009.
Ratzlaff, C. R.; Gilles, J. H.; Koehoorn, M. W. Work-related repetitive strain injury and leisure-time physical activity. Arthritis Rheum. 2007.
Serviço Social da Indústria. Departamento Nacional. Diretrizes técnicas e de gestão SESI lazer ativo: caderno 1: o programa : metodologia de atendimento às empresas : – Brasília : SESI/DN. 2007.

¹Licenciada plena em Educação Física pela Universidade de Caxias do Sul, especialista em Gestão Escolar: Supervisão e Orientação Educacional pela Uninter. Desde 2011 atua no Serviço Social da Indústria do Rio Grande do Sul, em especial com serviços nas áreas de estilo de vida saudável, iniciação esportiva, ações sociais e culturais e competições esportivas.
²Bacharel em Treinamento Físico e Esportes pela Universidade luterana do Brasil, especialista em Recreação e Lazer pela PUC-RS, especialista em Atividade Física e Saúde Adaptada pela Gama Filho RJ e MBA Executivo em Gestão Empresarial pela CESUCA-Cachoeirinha RS. Desde 2007 atua no Serviço Social da Indústria do Rio Grande do Sul, como responsavél técnico dos programas de estilo de vida saudável e promoção de saúde.
*Sistema de avaliação de programas de promoção de estilos de vida saudáveis e produtividade.

Copyright © ISMA-BR 2001
Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução total ou parcial.
ISMA-BR - International Stress Management Association no Brasil
CNPJ: 03.915.909/0001-68
Rua Padre Chagas, 185 conj. 1104
Moinhos de Vento
90570-080 Porto Alegre, RS
+55 51 3222-2441
stress@ismabrasil.com.br