Planejamento da Educação Ambiental e Responsabilidade Social na Implantação de uma Instituição de Ensino Superior

Denise MacielFerreira1,Luiz ClaudioPereira2, Fagner Luiz PachecoSalles3


Introdução
O planejamento para criação de Instituições de Ensino Superior – IES é fundamentado nas exigências legais do Ministério da Educação e Cultura – MEC, normas específicas do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais - INEP e Conselho Nacional de Educação – CNE. Atualmente o planejamento de cursos e IES é orientado pelo Decreto Federal nº 5773, de 09 de maio de 2006, e a Portaria Normativa nº 40 de 12 de dezembro de 2007, além dos Instrumentos de Avaliação de Institucional Externa e de Avaliação de Cursos de Graduação que subsidiam os atos de credenciamento de IES e autorização de  cursos de Graduação.
 
A legislação emanada desses órgãos tende a incentivar a adoção de ações que possam garantir uma educação apoiada na formação técnica científica e ética apoiada em valores humanos que considere a relação do homem com o ambiente. Nesse contexto, as Diretrizes Curriculares Nacionais apontam para a formação profissional mais generalista, ao mesmo tempo em que os instrumentos de avaliação são imperativos na exigência do ensino em direitos humanos, inclusão de grupos minoritários, sustentabilidade, ambiente, além da ampliação das responsabilidades sociais das IES.
 
Se por um lado as IES, por meio do tripé ensino, pesquisa e extensão, devem promover a criação de soluções, tecnologia e melhorias em geral, muitas considerações devem ser avaliadas na criação de práticas que possam atender as expectativas de formação superior. Entre elas destacam-se o perfil do aluno ingressante nas graduações, as diferentes culturas e possibilidades de acesso a condições básicas de desenvolvimento humano no país, as carências presentes no ensino fundamental e médio, as incertezas econômicas e, principalmente, a clarificação do papel do Estado e da IES privadas na solução dos diversos problemas sociais que ainda enfrentamos. Esse cenário compõe o maior desafio para a criação de modelos efetivos que atendam as diretrizes adotadas pelo país. Esse contexto orientou a documentação dos processos de planejamento da Educação Ambiental e Sustentabilidade na proposta de uma nova IES localizada no interior do estado do Espírito Santo e teve como base a construção de suas políticas de forma a garantir o cumprimento do papel social da instituição de ensino superior e responsabilidade social assumida pela IES nesse local específico, e dessa forma tem como objetivo relatar a organização de suas políticas para  adoção de   inserção do ensino da Educação Ambiental e Responsabilidade Social em uma Instituição de Ensino Superior.
 
Metodologia
Esse estudo trata do planejamento organizacional para a inserção do ensino da Educação Ambiental e Responsabilidade Social em uma Instituição de Ensino Superior e relata as ações no âmbito acadêmico e administrativo para a definição de um modelo de ensino e a operacionalização de uma IES composta de cursos da área de Ciências Sociais Aplicada, especificamente, de cursos de Graduação Bacharelada e Graduação Tecnológica na área de gestão.
 
A metodologia adotada foi classificada em duas partes que  compreendem duas fases distintas do planejamento: A primeira apresenta as políticas institucionais que orientam os processos para garantia do cumprimento da responsabilidade social da IES. A segunda descreve a adoção das práticas que visam garantir em todos os cursos da IES a educação ambiental e a educação para responsabilidade social representada, principalmente, pela educação para sustentabilidade, educação em direitos humanos e convívio com a diversidade.
 
Resultado
1- A adoção de Políticas voltadas para a Responsabilidade Social
1.1. A Responsabilidade Social nos Processos de Gestão Partilhada
A organização inicial da nova IES partiu da ação conjunta dos comitês setoriais: Comitê de Avaliação Institucional
Comitê Pedagógico
Comitê Administrativo Financeiro
Comitê para Pesquisa, Extensão, Inovação e Tecnologia
Comitê para Relações com a Comunidade e Atendimento ao Aluno.
 
Os comitês foram organizados pela mantenedora com o convite para a população acadêmica e administrativa de outras mantidas para participação nesse projeto de extensão.
A ação dos Comitês definiu as áreas de atuação estratégica considerando o cenário social e produtivo do Estado e da região onde se localiza a IES, determinando os cursos de Graduação Bacharelada e Graduação Tecnológica todos na área de Ciências Sociais Aplicadas, especificamente, Gestão e Negócios. Definiu ainda, as inovações tecnológicas nos processos de ensino e de aprendizagem, para o empreendedorismo e para a inclusão social.
 
No aspecto administrativo, os Comitês definiram os investimentos nos laboratórios iniciais e na adequação da infraestrutura física, principalmente no que diz respeito ao atendimento das Condições de acessibilidade para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, conforme disposto na CF/88, Art. 205, 206 e 208, na NBR 9050/2004, da ABNT, na Lei N° 10.098/2000, nos Decretos N° 5.296/2004, N° 6.949/2009, N° 7.611/2011 e na Portaria N° 3.284/2003 e, na garantia de conforto e adequação da infraestrutura para atendimento dos docentes como sala de professores, sala das coordenações e sala para professores em tempo integral.
 
No planejamento financeiro considerou-se os investimentos para atender à necessidade de incremento nos investimentos em tecnologia e no acervo da biblioteca do campus, na qualidade e manutenção do acervo da biblioteca e na expansão dos serviços de laboratórios e equipamentos.
 
Com base nos instrumentos normativos e indicadores de qualidade, foram estabelecidas   as   políticas   de   contratação  compreendendo   a   necessidade de contratação e eventual substituição de professores com sólida formação acadêmica aliada a uma considerável experiência profissional. A IES propõe como meta a contratação de no mínimo 80% de docentes com formação stricto sensu. Para tanto, considerando o contexto regional, criou-se um programa de qualificação e capacitação docente que agrega a capacitação para docência e para formação continuada em programas de pós-graduação stricto sensu e, assim, estabelece a gestão de pessoas com base na meritocracia. Da mesma forma, a contratação, promoção e qualificação do corpo do técnico-administrativo foram organizadas para a capacitação e gestão articulada com o plano de carreira proposto.
 
O Comitê Pedagógico teve como função a organização e condução dos estudos, como forma de garantir a construção dos projetos pedagógicos alinhados com as Diretrizes Curriculares Nacionais e com o atendimento das recomendações legais no que se refere à educação ambiental, educação para direitos humanos e a educação para a diversidade étnico-racial. Cabe acrescentar que, as ações de respeito aos direitos humanos, a preservação e incentivo para a diversidade e para sustentabilidade são elementos presentes na missão e finalidades da Instituição. Além disso, o Comitê Pedagógico atentou para a oferta da disciplina optativa LIBRAS – Língua Brasileira de Sinais e Braile para cursos bacharelados e tecnológicos e como curso de capacitação para docentes, além de avaliar criteriosamente a oferta da formação de seus discentes voltadas para sustentabilidade no exercício profissional. O mesmo Comitê selecionou professores e coordenadores de curso e orientou a construção dos projetos pedagógicos junto com os docentes, em especial, os integrantes do Núcleo Docente Estruturante - NDE.
 
O Comitê para Pesquisa, Extensão, Inovação e Tecnologia, evidenciou por meio do estudo da população e economia local, os anseios e perspectivas da população, embasou as políticas de pesquisa, extensão e criou órgãos de apoio ao desenvolvimento das propostas institucionais em inovação tecnológica, principalmente, como forma de apoio ao ingresso, permanência, colocação no mercado de trabalho e garantia de qualidade de ensino. Destacam-se no projeto desse comitê a criação do Núcleo de Acessibilidade e Inclusão, o Núcleo de Apoio Pedagógico e o setor empresarial com objetivo de gerir estágios e promover a colocação no mercado de discentes e egressos. Na inovação e tecnologia, sistemas de informações acadêmicas e administrativas integradas ao acesso á sala de aula virtual e biblioteca virtual, além da biblioteca física são os maiores destaques em inovação e suporte ao desenvolvimento das potencialidades humanas propostas na missão institucional.
 
O Comitê para Relações com a Comunidade buscou os primeiros vínculos locais e trouxe membros da comunidade organizada para participação na organização da nova IES e em cada um dos comitês contou com a participação de um membro da comunidade local. Ele teve a principal função de representar a comunidade local na composição do planejamento inicial da IES. Esse comitê tratou da formalização das intenções da IES no local e as reuniões de apresentação das propostas da IES na região deu origem às cartas de intenção das comunidades organizadas que tratam da preservação da cultura e do patrimônio histórico afro-brasileiro e indígena que foram assinadas como forma de criar parcerias técnico-científicas para desenvolvimento de atividades de ensino, pesquisa e extensão, garantindo a transversalidade da temática transversalmente nos currículos dos cursos que oferece.
 
Finalmente o Comitê para Avaliação Institucional foi o responsável pela articulação de todos os comitês e criação do Projeto de Autoavaliação Institucional, assim como o regulamento da Comissão Própria de Avaliação - CPA. Esse comitê, integrado por representantes de outros segmentos – como o discente, deve dar origem à Comissão Própria de Avaliação.
 
Um dos principais meios de garantir da gestão participativa é a autoavaliação institucional. Com periodicidade semestral é gerida pela Comissão Própria de Avaliação com o apoio de um sistema de informação que permite a aplicação de questionários on line e a organização das respostas de forma que possam fornecer subsídios para tomada de decisões dos diversos setores. A IES adota a autoavaliação como motor das transformações das práticas acadêmico- administrativas e como instrumento orientador de suas ações na busca de manifestar sua missão e valores no exercício do ensino, da pesquisa, da extensão e de sua posição na comunidade.
 
A avaliação é um instrumento fundamental para todo e qualquer organismo social que esteja em busca do desenvolvimento, da qualidade e do aperfeiçoamento constante dos empreendimentos humanos. Acredita-se na avaliação, como forma de melhoria do seu fazer acadêmico e pretende com ela identificar a eficácia ou não de suas práticas, refletir sobre suas fragilidades e possibilidades e, finalmente, explicitar suas políticas, seus objetivos e seu projeto futuro. O processo de avaliação deve ser o contraponto da proposta institucional, desenvolvida pela Instituição de Ensino Superior, buscando atender a uma tripla exigência da instituição  contemporânea: Ser um processo contínuo de aperfeiçoamento do desempenho acadêmico; Ser uma ferramenta para o planejamento e para a gestão universitária; Ser um processo sistemático de prestação de contas à sociedade.
Isso significa acompanhar metodicamente as ações, a fim de verificar se as funções e prioridades determinadas coletivamente estão sendo realizadas e  atendidas. É este contraponto entre o pretendido e o realizado que dá sentido à avaliação. É com base nesse referencial que a IES elaborou seu Projeto de Autoavaliação Institucional, ferramenta esta que, aliada ao Projeto de Desenvolvimento Institucional, constituir-se no alicerce que fundamentará a gestão da Faculdade, na medida em que servirá como: indicador de eficácia da configuração institucional adotada; balizadora nas declarações da missão da Faculdade; e da relação contida entre a concepção de educação superior e a prática efetiva do cotidiano.
 
1.2. A Responsabilidade Social na Elaboração das Propostas e Compromissos Institucionais
A Responsabilidade Social das IES assim como a proposta de perfil do egresso são fundamentados nos compromissos expressos no planejamento institucional e formalizados junto ao Ministério da Educação e Cultura em seus projetos institucionais e projetos de curso.
 
Reconhecendo a educação como um processo em que os seres humanos relacionam-se e transformam-se, sem olvidar a educação na lógica econômica e social do desenvolvimento, assumiu-se o compromisso de buscar resultados no âmbito acadêmico, profissional e social, como forma de atendimento às demandas do mercado de trabalho globalizado e mutante na formação de um profissional empreendedor, crítico, atualizado e competente.
 
As propostas assumidas seguiram a orientação de uma pesquisa de mercado e social que suportou o marco doutrinal e deu origem a sua missão: Promover a educação superior como forma de desenvolvimento das potencialidades humanas, desenvolvendo, sistematizando, aplicando e difundindo conhecimento produzido em prol do desenvolvimento socioeconômico regional e nacional.
 
Fundamentando toda a construção das propostas institucionais, a missão institucional está refletida nas políticas adotadas e no compromisso assumido de oferecer cursos sintonizados com as demandas sociais e de mercado, diversificando a oferta, de modo a atender à qualificação e requalificação profissional e seus pressupostos metodológicos, orientados pela necessidade incontestável  de formação de um profissional multifacetado. Por isso, privilegiou o enfoque interdisciplinar e contextualizado, a partir da flexibilidade curricular, partindo do pressuposto de que o ensino superior deve assumir um papel a cada vez mais importante no desenvolvimento das potencialidades individuais e coletivas respeitando as diferenças e considerando as economias, tanto no impulso que imprime às atividades industriais e intercâmbios de mercado, quanto nas respostas que oferece aos problemas de desenvolvimento humano e social. Esses pressupostos apresentados nos currículos dos cursos estão em conjunto com o atendimento das legislações pertinentes e os orientadores do perfil do egresso, e devem determinar a atuação dos egressos da IES no ambiente socioeconômico.
 
A coerência entre as propostas institucionais das atividades de ensino de graduação e de pós-graduação está manifestada nos suportes operacionais estabelecidos em base financeira e operacional bem estruturada para oferecer tecnologia e inovação em seus processos acadêmicos e de gestão, estabelecendo órgãos de apoio para discentes e docentes, investimento, em um longo planejamento inicial e investimentos em pesquisa e iniciação científica, tecnologia, produção artística e cultural, projetos de extensão. Considerou-se no planejamento a correta inserção na comunidade como meio de favorecer as ações acadêmicas e administrativas de suporte e incentivo ao acolhimento e respeito à diversidade, à preservação do meio ambiente e da memória cultural; Incentivo à produção artística e a preservação do patrimônio cultural.
O apoio ao desenvolvimento regional está representado, principalmente, pelo suporte financeiro para permanência discente, na capacitação e formação docentes, na infraestrutura, assim como no perfil do egresso assumido e o incentivo para desenvolvimento em inovação e projetos de extensão e pesquisa voltados para o suporte e desenvolvimento de soluções de problemas locais.
 
1.3. A Responsabilidade Social nas Políticas Acadêmicas
As políticas de ensino de Graduação e Graduação Tecnológica da nova IES observa as Diretrizes Curriculares Nacionais na construção dos Projetos Pedagógicos instrumentaliza a construção coletiva com a participação de todos os componentes do processo educacional na criação e manutenção da IES na busca de sua proposta de desenvolver, sistematizar, aplicar e difundir conhecimento em prol do desenvolvimento das potencialidades máximas do indivíduo e da transformação social. Considera os colegiados de curso pertinentes e a pesquisa de mercado local e regional e o Regimento Interno da IES.
 
As políticas de Pós-graduação lato sensu detalhadas no PDI visam capacitar os profissionais para uma gestão efetiva através da consolidação de conceitos  e práticas contemporâneas voltadas à otimização de recursos humanos, materiais, financeiros ou de informação. Além dos objetivos específicos de formação profissional, os cursos inseriram em seus objetivos a busca de desenvolver em seus alunos a capacidade de análise crítica e a criatividade dos profissionais para resolução dos problemas das áreas específicas de cada curso, assim como habilitar os profissionais a assumirem posições de maior responsabilidade, melhorando o desempenho das organizações.
 
A Pesquisa na institucional será considerada como método de ensino crítico e autônomo, portanto, indispensável para a concretização de seu projeto acadêmico, que pressupõe a articulação sistemática do ensino, pesquisa e extensão como meio de interação da instituição com a sociedade no processo de trocas para o desenvolvimento do conhecimento imediatamente aplicável. Para tanto, manterá com recursos próprios, o Programa de Iniciação Científica.
 
Em todas as atividades de ensino, pesquisa e extensão, será considerado  o contexto social, cultural e econômico local para viabilizar o suporte teórico- metodológico aos pesquisadores, professores orientadores, treinamento e capacitação, promover a capacitação para pesquisa por meio de bolsas de strictu senso para docentes, promover evento científico anual e subsidiar a participação de docentes e discentes em eventos científicos. Além disso, as políticas de gestão acadêmica deve promover a infraestrutura física, por meio de seus laboratórios e de apoio organizacional e acadêmico da Instituição para atender às demandas solicitadas para consecução dos trabalhos desenvolvidos.
 
Os princípios metodológicos orientados para adequada integração como a comunidade local, a integração do ensino, pesquisa e extensão, assim como a intenção manifestada em sua missão de produzir e disseminar conhecimentos visando à solução de problemas da comunidade onde está inserida, estão apresentados nos Projeto Pedagógico Institucional e nos Projetos Pedagógicos dos Cursos no compromisso assumido do trabalho com atividades artísticas e tecnológicas que devem gerar produtos imediatamente aplicáveis à solução de problemas sociais e da cadeia produtiva.
 
Na comunicação externa está previsto o acesso da comunidade externa às informações acerca dos resultados das avaliações recentes, por meio da Comissão Própria de Avaliação - CPA e por meio de convite para comunidade organizada em evento anual especificamente para divulgação do plano de melhorias e seus resultados. A comunidade externa estará representada na CPA por dois membros da comunidade local organizada. O site da Instituição será o principal meio de divulgação dos cursos, da extensão e pesquisa. Os mecanismos de transparência são representados, principalmente pela composição e atuação da CPA e em seus processos de avaliação e da condução dos processos de análise dos resultados da autoavaliação e avaliações externas, elaboração e apresentação dos relatórios institucionais. A ouvidoria compõe outro canal de garantia da transparência institucional e a análise dos resultados das manifestações da comunidade externa e interna na ouvidoria será acompanhada pela CPA.
 
Da mesma maneira, o acesso da comunidade interna às informações acerca dos resultados das avaliações recentes acontecerá por meio do sistema e informações acadêmicas para docentes e coordenação de cursos, por meio das reuniões de colegiado, de líderes de turma e dos NDEs, por meio da divulgação dos resultados nos murais da instituição será garantida pela elaboração dos diversos setores dos planos de ação que darão origem ao plano de melhorias institucional.
 
Informações acerca de atividades complementares, de extensão e pesquisa serão previamente divulgados nos ambiente virtual dos docentes e discentes e nos murais da IES. A transparência institucional será garantida pelos processos de avaliação institucional e por meio da ouvidoria.
 
Os programas de apoio aos estudantes serão representados principalmente pelo apoio psicopedagógico, pelo programa de acessibilidade sob responsabilidade do Núcleo de Acessibilidade e Inclusão - NAI, programa de nivelamento com cursos de nivelamento a distância ou presenciais, programa de monitoria, programa de iniciação científica, programa de treinamento profissional, suporte ao estágio e empregabilidade para discentes e egressos. Todos os programas estão regimentados e têm sua operacionalização prevista no projeto institucional e projetos de curso, contam com horas de professores e profissionais especializados como garantia de implantação de maneira excelente.
 
O Programa de Acompanhamento de Egressos tem por função primordial a complementação da avaliação institucional, por meio da verificação do desempenho profissional dos ex-alunos. A instituição recebe do egresso as informações sobre o curso que concluiu e quais as variáveis que interferiram ou estão interferindo no desempenho da profissão escolhida.
 
O programa de acompanhamento dos egressos deverá disponibilizar na sua homepage um questionário para que os ex-alunos mensurem a contribuição da IES na sua formação profissional, incentivando-os na atualização, no aprimoramento profissional, com vistas à educação continuada.
 
Além do programa institucional de acompanhamento do egresso, a IES adotará como estratégias de acompanhamento dos alunos egressos aos programas de acompanhamento do egresso e ações do Espaço Empresarial para gestão de estágios e empregos.
 
1.4. A Responsabilidade Social nas Políticas de Gestão
Considerando o importante papel do docente na implantação das propostas de educação, as políticas de gestão preveem a capacitação docente e o incentivo à participação em eventos científicos, técnicos e culturais; a capacitação e formação continuada; a qualificação acadêmica docente e a devida divulgação dessas ações com os docentes. Tais políticas são manifestadas pela forma de contratação e reposição de professores e o modelo de recrutamento e seleção até o Programa de Incentivo à Qualificação Docente que congrega diferentes ações dentre as quais destacamos aquelas voltadas para o aprimoramento acadêmico, na perspectiva da formação continuada, as formações voltadas para a titulação acadêmica, a remuneração variável e premiação de ações de sucesso em pesquisa e extensão.
As políticas de capacitação do Corpo-Técnico oferecerão um portfólio  de treinamento com o objetivo de estimular o autodesenvolvimento, fortalecer competências técnicas e comportamentais e prepará-los para novos desafios e alcance de metas.
 
O Planejamento Acadêmico será proposto pelo Núcleo Docente Estruturante - NDE, pelos projetos pedagógicos desenvolvidos de acordo com o consenso dos colegiados e os recursos financeiros que se consolidarão através da dotação orçamentária da unidade que leva em consideração o sistema de orçamento base zero. Com isso a IES aprova e define o montante de recursos a ser investido no planejamento acadêmico de acordo com os projetos definidos como prioritários pelo colegiado. Seus órgãos colegiados contam com representatividade de gestão e colegiados; participação de professores, técnicos, estudantes e sociedade civil organizada com os critérios de indicação e recondução de seus membros descritos no regimento interno, suas decisões possuem registros em atas. Os colegiados e Conselhos serão orientados em suas propostas de planejamento e investimento de recursos pela avaliação institucional gerida pela Comissão Própria de Avaliação tem o objetivo de orientar o planejamento anual para a solução das fragilidades apontadas por  todos  os  setores, docentes e  discentes,  além da  participação    da comunidade local pela participação na composição da comissão própria de avaliação.
 
As fontes de recursos previstas no planejamento serão executadas e estão apresentadas no projeto institucional e atendem de maneira excelente ao custeio e aos investimentos em ensino, extensão, pesquisa e gestão planejados para os cinco primeiros anos da instituição.
Com o levantamento dos cursos ofertados, com base no número de alunos, carga horária de docentes, reajuste da inflação, será elaborada a projeção orçamentária da instituição. De posse das receitas e despesas, bem como diagnosticados os resultados, todo o investimento passa a ser planejado. Depois do Conselho Superior de Administração aprovar o planejamento orçamentário segue-se a execução do projeto. Toda esta execução é auditada anualmente e cabe aos Conselhos Superiores de Ensino Pesquisa e Extensão e Conselho Administrativo o parecer final.
 
2- A Inserção da Educação Ambiental e Responsabilidade Social no Ensino Pesquisa e Extensão
Tomando por conceito de ações sustentáveis a criação de processos com indicadores para controle de atitudes, que possam evitar ou minimizar agressões ao ambiente terrestre e, consequentemente, aos seres vivos pode se  reconhecer   que a complexidade do sistema dinâmico, a robustez social, as mais diversas culturas  e a incorporação de critérios normativos que podem ser adaptados e alterados em diferentes contextos são determinantes de criação de processos economicamente e socialmente sustentável.
 
A preocupação cada vez maior em relação a este assunto vem ganhando destaque, já que muitas nações, ao tempo que progridem economicamente, veem sua população aumentar em níveis alarmantes e ampliar-se, também, a estrutura industrial, o que acaba impactando o meio ambiente. Nesse contexto, considera-se que as Instituições de Ensino Superior assumem um papel primordial na sustentabilidade, já que suas atividades, incluindo pesquisas, ensino e engajamento social são de extrema importância para o aprendizado de toda uma sociedade. Tal consideração fundamentou o posicionamento institucional como capaz e com potencial único de catalisar e/ou acelerar uma transição social rumo à sustentabilidade. Considera nessa atribuição que o ensino para o pensamento sustentável é um fator facilitador para o desenvolvimento de habilidades e atitudes necessárias para o engajamento nos desafios globais sociais e do meio ambiente. O desenvolvimento deste pensamento ocasiona atitudes sistêmicas e críticas que, por sua vez, são habilidades essenciais para tomar decisões e fazer.
 
Nas concepções contemporâneas de organização social articula as competências e habilidades para o exercício da sustentabilidade, dos direitos humanos, da preservação do ambiente e do respeito á diversidade. Tais concepções foram consideradas ao estabelecer a missão da nova IES e suas  finalidades e  dessa forma orientaram a elaboração dos currículos e do direcionamento da pesquisa e extensão. Dessa forma, foi estabelecido pelos comitês setoriais a linha de pesquisa institucional: Gestão para Sustentabilidade. Essa temática será priorizada na iniciação científica, nos subsídios para pesquisa e deve orientaram a definição das linhas de pesquisa adotadas pelos cursos.
 
As políticas de extensão foram classificadas em 2 eixos prioritários: Cidadania e Ambiente.
 
No ensino as temáticas sobre Direitos Humanos, Ambiente, Sustentabilidade, História da Cultura Afrodescendente foram tratadas de forma transversal e serão oferecidas nas atividades complementares e nas ementas das disciplinas afins como direcionamento sócio comportamental dos conteúdos técnicos e  incentivo da reflexão sobre os valores com os quais se pretende construir a carreira profissional. Os temas relacionados á Direitos Humanos, Ambiente, História da Cultura Afrodescendente forma inseridos nas ementas das disciplinas comuns, que estão dispostas de forma que esses assuntos possam estar presentes em todos os períodos do curso:
Planejamento de Carreira e Sucesso Profissional, presente em todos os cursos aborda o tema de Direitos Humanos em uma perspectiva de relacionamento profissional e gestão da carreira.
Psicologia nas Organizações devem abordar o tema Direitos Humanos integrado nas competências para comunicação e relacionamento.
Comunicação nas Empresas deve abordar as questões sobre Direitos Humanos e Diversidade Étnico Racial voltadas para gerenciamento  pessoas e comunicação profissional
Ética e Responsabilidade Social, presente em todos os cursos, deve apresentar em seus conteúdos questões sobre Direitos Humanos e Sustentabilidade.
Orçamento deve abordar as questões de sustentabilidade na proposta de análise de orçamento de longo prazo.
Competências Gerenciais, presente em todos os cursos devem apresentar os temas sobre Direitos Humanos e Diversidade Étnico Racial como uma questão de competência para gerenciamento de pessoas.
Gestão da Cadeia de Suprimentos deve apresentar em seus conteúdos questões sobre ambiente e sustentabilidade.
Administração de Recursos Humanos deve abordar Direitos Humanos e questões Étnico Raciais na perspectiva de gestão e desenvolvimento de pessoas.
Oferta da disciplina de LIBRAS, Surdez e Inclusão em todos os cursos.
 
Marco Conceitual
É consenso que a responsabilidade social tornou-se fundamental para o desenvolvimento e crescimento das organizações. A responsabilidade social é descrita por Chiavenato como o “grau de obrigações que uma organização assume por meio de ações que protejam e melhorem o bem-estar da sociedade à medida que procura atingir seus próprios interesses”. A pressão para o exercício da responsabilidade social nas empresas é, não só embasada por legislações pertinentes, mas por uma relação de qualidade da marca no mercado.
 
No caso das IES, a atribuição de formar competências e habilidades amplia seu papel na prática da responsabilidade social na comunidade para  o compromisso com a formação de uma geração de profissionais que possam transformar a sociedade na busca do respeito aos direitos humanos e da adequada relação do homem com o ambiente.
A relação da qualidade dos serviços nas IES pode ser balizada pela aproximação com a comunidade local. Não há possibilidade da oferta do ensino, pesquisa e extensão sem a inserção de alunos e professores na busca de soluções para problemas da sua comunidade.
A consideração das práticas voltadas para uma ação sistêmica evidenciam que o exercício da responsabilidade social e educação ambiental devem ser fundamentados na cultura institucional, na organização administrativa e na condução da viabilidade financeira como meio do exemplo do fazer, tão exigido na educação capaz de criar os valores desejáveis. Dessa forma, pode-se pressupor o engajamento da educação para responsabilidade social de maneira mais abrangente no sentido de se criar políticas que visem a aproximação com a comunidade, com o meio produtivo, com os poderes públicos e privados e com o meio interno em um diálogo aberto para construção conjunta de práticas que beneficiem a todos e também atribua adequada responsabilidade a cada um dos atores envolvidos nesse processo.
 
Considerações Finais
Considerando que 78% dos estudantes de ensino superior estão nas instituições privadas é evidente a responsabilidade desse setor na  busca de um novo  modelo de organização social evidenciado na educação ambiental e para a responsabilidade social, no entanto, tanto a educação quanto a responsabilidade social requerem perenidade nas ações e tal condição exige planejamento político e econômico nacional que viabilizem projetos de longo prazo.
 
A educação superior pode ser compreendida como um instrumento chave para mudar valores e comportamentos manifestados no meio produtivo e na organização social e assim, evidencia-se a importância de estudos e relatos de práticas que apontem novos caminhos para educação. A partir da inserção da EA na formação profissional e cidadã e da prática do compromisso social inerente ás IES que a construção de valores, atitudes, habilidades e competências são estruturadas para a criação de uma sociedade sustentável.
 
Conclusão
As propostas da nova IES manifestadas no Projeto de Desenvolvimento Institucional e Projetos de Cursos foram avaliados pelos órgãos competentes e receberam conceitos satisfatório e muito bom com autorização do Ministério da Educação e Cultura para inicio de suas atividades. Considerando o dinamismo necessário aos projetos e planejamentos de longo prazo, espera-se que os resultados da autoavaliação institucional e as orientações emanadas do Ministério da Educação possam orientar alterações contínuas na busca da excelência. Os principais mecanismos de avaliação da qualidade da educação superior são o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes - ENADE realizado em ciclos sazonais organizados por área de conhecimento e as avaliações externas conduzidas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira previstas para a finalização de cada um dos cursos. Espera-se com essas avaliações inferir o impacto das ações propostas na formação dos egressos e na  região em que está inserida.

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1Professora mestre da Faculdade Estácio de Sá de Vitória.
2Gerente acadêmico, mestre da Faculdade Estácio de Sá de Vitória.
3Professor especialista da Faculdade Estácio de Sá de Vitória.

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