Ciclo de Debates e Estudos em Administração: Relato das Ações Desenvolvidas ao Longo do Ano de 2015

Gilnei Luiz de Moura1, Vânia Medianeira Flores Costa2, Marcelo Trevisan3, Andresssa Schaurich dos Santos4, Talita Gonçalves Posser5, Joice Martins Cabral6

Resumo

Por meio da interação entre a comunidade acadêmica e as organizações, este projeto tem como objetivo desenvolver ações de extensão que possibilitem a manutenção de um espaço de debate e reflexão sobre boas práticas administrativas, responsabilidade socioambiental e globalização, de forma a garantir a interação entre acadêmicos, docentes e comunidade externa de Santa Maria e Região. De acordo com Libâneo (1994), o processo de ensino se caracteriza pela combinação de atividades do professor e dos alunos. Entretanto, faz-se importante ressaltar que o direcionamento do processo de ensino necessita do conhecimento dos princípios e diretrizes, métodos, procedimentos e outras formas organizativas. Nesse sentido, ao proporcionar um espaço de interação entre acadêmicos, bacharéis, docentes e comunidade em geral, os “Ciclos de Debates e Estudos em Administração” somam-se ao propósito do Curso de Administração da UFSM, enfatizando a necessidade de formação humanística e ética de cidadãos comprometidos com o desenvolvimento social. Segundo Moreno (apud BUSQUETS et al., 2000), os temas transversais, que constituem o centro das atuais preocupações sociais, devem ser o eixo em torno do qual devem girar a temática das áreas curriculares, que adquirem assim, tanto para o corpo docente como para os alunos, o valor de instrumentos necessários para a obtenção das finalidades desejadas. Diante disso, as ações do projeto foram elaboradas sobre duas perspectivas: Pensando sobre Administração-apresentação de casos de boas práticas, com a participação de empresários locais e regionais e acadêmicos do curso que já tenham experiência profissional; e, Administradores pelo Mundo- palestras com egressos que tenham experiências profissionais e pessoais em diferentes regiões, de forma a possibilitar o entendimento das relações que se estabelecem entre organizações e indivíduos em todo o mundo e seus impactos na comunidade local. A metodologia proposta foi a de organização de palestras, com a duração de aproximadamente uma hora, e após eram feitas perguntas da platéia. Os resultados alcançados foram a distribuição e compartilhamento de conhecimento, por meio dos palestrantes, para a comunidade acadêmica do curso de Administração. Dentre os temas das conversas realizadas ao longo do ano de 2015 podemos destacar: palestras motivacionais, planejamento estratégico em época de sustentabilidade e carreiras profissionais.

Referências

BUSQUETS, M. D. et al. Temas Transversais em educação. São Paulo: Ática, 2000.
LIBÂNEO, J. C. Didática. 13 Ed. São Paulo: Cortez, 1994.


1Doutor em Administração. Professor do Departamento de Ciências Administrativas da Universidade Federal de Santa Maria.
2Doutora em Administração. Professora do Departamento de Ciências Administrativas da Universidade Federal de Santa Maria.
3Doutor em Administração. Professor do Departamento de Ciências Administrativas da Universidade Federal de Santa Maria.
4Mestre em Administração, Doutoranda do Programa de Pós Graduação da Universidade Federal de Santa Maria. Professora Substituta do Departamento de Ciências Administrativas da UFSM.
5Acadêmica do Curso de Administração da Universidade Federal de Santa Maria;
6Acadêmica do Curso de Administração da Universidade Federal de Santa Maria.
Copyright © ISMA-BR 2001
Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução total ou parcial.
ISMA-BR - International Stress Management Association no Brasil
CNPJ: 03.915.909/0001-68
Rua Padre Chagas, 185 conj. 1104
Moinhos de Vento
90570-080 Porto Alegre, RS
+55 51 3222-2441
stress@ismabrasil.com.br