Mindfulness, Transtorno de Ansiedade e Bem-Estar em Estudantes Universitarios e a Pandemia de COVID-19

Luis Felipe Dias Lopes
Mauren Pimentel Lima
Rafaela Andolhe
Martiele Goncalves Moreira
Joana Conduto Vieira dos Santos
Deoclecio Junior Cardoso da Silva
Maria Emilia Camargo


Resumo

A Covid-19 tem sido considerada um expressivo promotor de estresse psicológico, devido aos traumas diretos ou indiretos que podem gerar distúrbios mentais na população em geral, dentre estes, destacam-se os estudantes universitários (TROYER, KOHN; HONG, 2020; WATHELET et al., 2020). Nessa população se verifica a predisposição de elevados fatores de risco, como por exemplo, o estresse e ansiedade vivenciado pelo contexto acadêmico, que podem comprometer negativamente o seu aprendizado e no aumento do desgaste físico e mental exercendo influência sobre o seu bem-estar (FRANCO et al., 2019). Para tanto, menciona-se o conceito de mindfulness por se tratar de um estado psicológico no qual o indivíduo concentra-se no momento presente de modo atento em espaço e tempo, sem manifestação de críticas ou julgamentos nem no momento passado ou futuro (KABAT-ZINN, 2003). Esse estudo teve como objetivo investigar a relação entre o transtorno de ansiedade, o mindfulness e o bem-estar psicológico de estudantes universitários durante a pandemia de Covid-19. O método de estudo foi uma pesquisa survey realizada com 630 universitários. Os dados foram coletados entre os meses de maio e junho de 2021 por meio de questionário estruturado e de autorrelato contendo os dados sociodemográficos e três instrumentos: Cinco Facetas de Mindfulness (FFMQ-BR); Escala de bem-estar psicológico (EBEP) e Transtorno de Ansiedade Generalizado (GAD-7). Quanto ao perfil dos respondentes, a média ± dp da idade foi de 27,3 ± 9,02 anos com predomínio do sexo feminino (67,94%), graduandos (71,91%), solteiros (79,41), sem atividade remunerada (72,35%), com realização de atividade física de 54,56% e de atividade de laser em 83,09%. Dentre as facetas do mindfulness, 37.78% apresentaram “descrever - itens negativos” e 35,29% apresentaram “agirem com a consciência – distração”. Quanto ao bem-estar o “crescimento pessoal” foi que apresentou a maior intensidade (87,50%) seguido do “propósito na vida” (48.09%). E quanto ao transtorno de ansiedade 93,94% apresentaram algum tipo de ansiedade sendo que 23.94% classificadas como severa. Para analisar a relação entre as dimensões do mindfulness e bem-estar com a ansiedade, aplicou-se o Partial Least Squares Structural Equation Modeling (PLS-SEM). Observou-se que 4 dimensões de mindfulness e 4 dimensões do bem-estar apresentaram relações positivas com a ansiedade (p < 0,05). Os achados vem ao encontro de Vorontsova-Wenger et al (2020), cujas práticas de mindfulness apresentam impacto positivo quando relacionada com a ansiedade, e o mesmo pode-se dizer quanto ao bem-estar, logo intervenções devem ser propostas no ambiente universitário, com intuito de aumentar o bem-estar dos alunos, para que se tenham sucesso no ambiente acadêmico.

Referências
TROYER, E. A.; KOHN, J. N.; HONG, S. Are we facing a crashing wave of neuropsychiatric sequelae of COVID-19? Neuropsychiatric symptoms and potential immunologic mechanisms. Brain, Behavior, and Immunity, v. 87, p. 34-39, 2020. doi: 10.1016/j.bbi.2020.04.027
WATHELET, M.; DUHEM, S.; VAIVA, G.; BAUBET, T.; HABRAN, E.; VEERAPA, E.; …; D’HONDT, F. Factors associated with mental health disorders among university students in france confined during the COVID-19 pandemic. JAMA Network Open, v. 3, n. 10, p. e2025591, 2020. doi: 10.1001/jamanetworkopen.2020.
FRANCO, Y. R.; MIYAMOTO, G. C.; FRANCO, K. F. M.; OLIVEIRA, R. R.; CABRAL, C. M. N. Exercise therapy in the treatment of tendinopathies of the lower limbs: a protocol of a systematic review. Systematic Reviews, v. 8, n. 1, 2019. doi :10.1186/s13643-019-1058-9.
KABAT-ZINN, J. Mindfulness-Based Interventions in context: past, present, and future. Clinical Psychology: Science and Practice, v. 10, n. 2, p.
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