Pesquisa aponta que poluição pode ajudar na diminuição do stress

Em algum momento de sua vida você imaginou ler este título? Pois é. Estudo israelense mostrou que, em pequenas doses, o monóxido de carbono (CO) pode ser útil para a saúde.

A pesquisa, que é comandada pelo professor Itzhak Schnell, da Universidade de Tel Aviv, em Israel, mostrou que o CO pode ajudar a reduzir o stress de ambientes urbanos tumultuados, por exemplo, congestionamentos ou locais de poluição visual. O melhor é que nem seria necessário produzir o monóxido de carbono para conseguir o efeito desejado, afinal, ele já está presente no nosso cotidiano.

Fizeram parte do estudo 36 pessoas saudáveis, de 20 a 40 anos. Eles passaram dois dias em Tel Aviv passeando por ruas congestionadas, restaurantes, shoppings e outros estabelecimentos, seja por transporte público ou a pé. Foram monitorados fatores como temperatura e poluição visual, além da quantidade de monóxido de carbono.

A conclusão é de que o CO tem um efeito levemente narcotizante no ser humano, que ajuda a superar o stress de ambientes com fatores que causam irritação, como buzinas ou multidões.

Obviamente que isso não tira o perigo do gás em altas doses, mas é uma boa notícia para moradores de grandes cidades.

 

ISMA-BR (International Stress Management Association)
Rua Padre Chagas, 185 conj. 1104 - CEP 90570-080  Porto Alegre - RS
Fone: (51) 3222.2441 - Telefax: (51) 3222.8598
E-mail: stress@ismabrasil.com.br - Site: www.ismabrasil.com.br

Para remoção do nosso mailing, clique: stress@isma-br.com.br